CNJ autoriza pagamento de auxĂ­lio-creche pelos tribunais para juĂ­zes em todo o paĂ­s

AuxĂ­lio-creche, tambĂ©m chamado de auxĂ­lio-escolar, Ă© um subsĂ­dio concedido a trabalhadores que tĂȘm filhos de atĂ© seis anos

Por A VOZ DA REGIÃO em 15/04/2023 às 16:26:03
Para juízes gaúchos, o pagamento será retroativo à data em que o benefício começou a valer para os servidores Matiinu Ramadhan/Unsplash

Para juízes gaúchos, o pagamento será retroativo à data em que o benefício começou a valer para os servidores Matiinu Ramadhan/Unsplash

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ao decidir sobre um pedido de providĂȘncias da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), criou um enunciado administrativo que obriga tribunais de todo o Brasil a pagar auxílio-creche para seus magistrados.

Para juízes gaúchos, o pagamento serĂĄ retroativo à data em que o benefício começou a valer para os servidores. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, que também preside o CNJ, votou a favor do privilégio para a toga.

Nem a associação dos juízes gaúchos, nem a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e nem o próprio CNJ divulgaram qual o impacto financeiro que poderĂĄ afetar os cofres públicos.

O auxílio-creche, também chamado de auxílio-escolar, é um subsídio concedido a trabalhadores que tĂȘm filhos de até seis anos, por meio da disponibilização de vagas em instituições públicas, do pagamento de determinado valor mensal ou da restituição de despesas com escola. As manifestações da Ajuris mencionam vĂĄrios modelos.

A associação questionou uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que havia negado o benefício. No curso do processo, a AMB, maior entidade representativa da classe, pediu que ele fosse ampliado para todo o país.

Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios