A mudança ocorre com o fim da plataforma Meta Spark, usada para criar os efeitos, mas ainda mantém os filtros criados pela própria Meta. O Canaltech tira as seguintes dúvidas:
Os filtros criados pelos usuários serão removidos do Facebook, do Instagram e do Messenger no dia 14 de janeiro. A Meta Spark (ferramenta usada para criar e enviar os filtros às redes) será descontinuada e, por consequência, os filtros de terceiros também serão apagados dos aplicativos.
Somente as opções criadas pela Meta. Todos os efeitos criados pela comunidade serão removidos.
Efeitos como o "Green Screen", para usar o fundo verde nos vídeos, e o "Silly Face", que modifica o rosto, continuam por lá. Para descobrir se o recurso pertence à própria Meta, veja se existe a marcação "De Instagram" abaixo do nome do filtro.
De acordo com a página de suporte do Meta Spark, o software será encerrado porque a Meta "vai priorizar investimentos em outras prioridades da empresa" e, portanto, não desenvolveria a plataforma a longo prazo.
Em nota, a criadora do Facebook comentou que a decisão "é parte de nossos esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos".
Não. As publicações antigas que usam os filtros removidos e estão salvas no arquivo do Instagram ainda poderão ser acessadas.
Os filtros serão excluídos a partir de 14 de janeiro. Até lá, ainda é possível criar publicações com os efeitos visuais.
Fonte: A Voz da Região \ Canal Tech