Em 1976 foi escolhido como candidato democrata para a presidência em uma eleição considerada fácil, já que o candidato republicano Gerald Ford, apesar de ser o presidente titular, não havia sido eleito para o cargo, tendo assumido após a renúncia do vice-presidente Spiro Agnew, em 1973, e do presidente Richard Nixon, em 1974, devido ao escândalo do Caso Watergate, de 1972.
Esta foi a primeira vez em que um presidente titular foi derrotado desde 1932. Carter, no entanto, teria o mesmo azar de Ford em 1980, quando, disputando a reeleição, foi derrotado pelo republicano Ronald Reagan com quase 10% de diferença. Curiosamente, Gerald Ford foi o presidente mais longevo dos EUA, chegando aos 93 anos, até o próprio Carter ultrapassá-lo, em 2017.
Entre o domingo e a segunda-feira (30), diversos políticos prestaram as suas homenagens ao ex-presidente, em suas redes sociais:
Presidente dos EUA Joe Biden e primeira-dama Jill Biden:
"Por mais de seis décadas, tivemos a honra de chamar Jimmy Carter de um querido amigo.
"No entanto, o que é extraordinário sobre Jimmy Carter é que milhões de pessoas pela América e pelo mundo que nunca o conheceram também pensam nele como um amigo".
Presidente eleito dos EUA Donald Trump:
"Acabei de escutar notícias acerca do falecimento do Presidente Jimmy Carter. Aqueles de nós privilegiados de servir como Presidente entendem que este é um clube muito exclusivo e só nós podemos compreender a enorme responsabilidade de liderar a Maior Nação da História
"Os desafios que Jimmy encarou como presidente vieram em um momento crucial para o nosso país e ele fez tudo que estava ao seu alcance para melhorar a vida de todos os americanos. Por isso, todos nós lhe devemos muita gratidão
"Melania e eu enviamos nossos calorosos sentimentos à Família Carter e os seus entes queridos durante este momento difícil. Nós pedimos encarecidamente a todos que tenham eles em seus corações e preces".
Presidente da França Emmanuel Macron
"Durante toda a sua vida, Jimmy Carter defendeu os direitos das pessoas mais vulneráveis e, incansavelmente, combateu pela paz. A França envia os seus pensamentos emocionados à sua família e ao povo americano".
Fonte: A Voz da Região \ Bahia Noticias