A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) da Bahia confirmou um novo óbito por dengue na sexta-feira (5), elevando o total de mortes pela doença no estado para 28. O caso mais recente foi registrado em Juazeiro, que agora tem trĂȘs mortes confirmadas pela doença. Detalhes adicionais sobre o paciente não foram divulgados pela Sesab.
Aqui estĂĄ a distribuição de mortes por município:
Até a segunda-feira (1Âș), 275 municípios da Bahia estavam em estado de epidemia de dengue, com outros 56 em risco e 16 em alerta. A taxa de letalidade da Bahia é de 1,5, abaixo da média nacional, de acordo com a Sesab.
O mosquito aedes aegypti, além da dengue, também é responsĂĄvel pela transmissão de outras duas arboviroses: zika e chikungunya. Este ano, houve dois óbitos confirmados por chikungunya em Teixeira de Freitas e Ipiaú. Não houve confirmação de mortes por zika.
Em relação à vacinação, cerca de 15 mil doses de vacinas contra a dengue começaram a ser redistribuídas para 10 municípios baianos na terça-feira. A medida foi tomada após a autorização do Ministério da Saúde para a redistribuição de vacinas com validade até 30 de abril, com o objetivo de evitar o desperdício de doses. Atualmente, o público que pode se vacinar gratuitamente na Bahia é composto por crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
As cidades que receberão as vacinas e a quantidade de doses são:
Fonte: G1 BAHIA