Programa Mais MĂ©dicos abre 278 vagas para a Bahia

Edital do MinistĂ©rio da SaĂșde prevĂȘ mais de 5,9 mil vagas para todo o Brasil

Por A VOZ DA REGIÃO em 22/05/2023 às 09:52:27
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A oferta de médicos na Bahia serĂĄ incrementada em 278 por meio do Mais Médicos. A abertura de vagas para o programa foi divulgada nesta segunda-feira (22) pelo Ministério da Saúde. São 5.970 vagas no total, distribuídas em 1.994 municípios em toas as regiões brasileiras. O programa tem como objetivo garantir atendimento médico principalmente nas regiões de vazios assistenciais. O edital prevĂȘ também, aos profissionais, oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios para atuação em ĂĄreas mais vulnerĂĄveis.

Para se inscrever, basta que o profissional acesse o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, pelo endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Após a validação da inscrição, de 01 a 05 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação da sua preferĂȘncia. A previsão é que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiĂȘncia prévia no projeto. E, para desempate, terão prioridade os candidatos de residĂȘncia mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formado e os de maior idade.

Além dos médicos brasileiros registrados no Brasil que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

A Portaria Interministerial da Saúde e da Educação, publicada na última quinta-feira (18), define como ocorrerĂĄ a formação dos profissionais. Serão 44 horas de carga horĂĄria nos cursos de aperfeiçoamento lato ou stricto senso, sendo 36 horas semanais dedicadas às atividades assistenciais e oito horas para atividades de formação.

Os profissionais também passarão a receber incentivos, proporcional ao valor da bolsa, pela permanĂȘncia no programa e para atuarem em regiões de vulnerabilidade. Os médicos alocados nessas regiões, ao permanecerem por 48 meses no programa, poderão receber incentivo de R$ 120 mil – equivalente a 20% do total recebido no período. Para atrair médicos formados com auxílio do Financiamento Estudantil (FIES), esses profissionais, de acordo com critérios de localidade, tempo de atuação e valor da dívida, poderão receber até R$ 475 mil de incentivos.


Fonte: A Voz da Região / Correio24Horas

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios