A Executiva do Partido dos Trabalhadores da Bahia e a bancada do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) se reuniram nesta segunda-feira, 15, para mais uma rodada de diálogos em que discutiram a conjuntura política atual, o desenvolvimento da Bahia e do Brasil e as eleições municipais de 2024.
Na ocasião, os membros do Diretório Estadual e os parlamentares destacaram a importância de ampliar o número de prefeituras, principalmente nas cinquenta maiores cidades, além de elevar o número de vereadores no próximo pleito.
Estavam presentes na reunião a líder do PT na Alba, a deputada Fátima Nunes, o líder da Federação PT, PCdoB e PV na Alba, deputado Robinson Almeida, o deputado Zé Raimundo, as deputadas Neusa Cadore e Maria Del Carmen, o líder do governo na Alba, Rosemberg Pinto, e os suplentes de deputados Bira Coroa, Marcelino Galo, Radiovaldo e Jacó.
O presidente estadual do PT, Éden Valadares, projeta protagonismo de Jerônimo no pleito do ano que vem. "Jerônimo terá um papel central nas eleições do próximo ano, liderando e conduzindo o processo em nosso grupo", disse. "Somos do partido do presidente e do governador. Lula e Jerônimo tem que ganhar a eleição em todas as cidades da Bahia, seja com a candidatura do PT, seja com a candidatura de um aliado", acrescentou o dirigente.
Critérios
Durante a reunião, os petistas falaram também sobre os critérios estabelecidos e pactuados pela direção partidária para a entrada de novos prefeitos na legenda. O partido, que filiou somente neste ano três prefeitos, só aceitará aqueles que votaram em Lula e Jerônimo no primeiro turno, que tenham disposição de apoiar deputados do partido e de dialogar com os diretórios municipais do PT. "Não é se submeter, mas se não tiver disposição de dialogar com o diretório local não tem disposição de ser petista", afirmou Éden Valadares.