Estudo associa padrão sanguĂneo em pessoas com Covid longa à dificuldade em se exercitar
O índice elevado de marcadores relacionados à coagulação do sangue em pessoas com covid longa podem indicar dificuldade para realizar exercícios físicos, segundo um estudo publicado neste mês no periódico Blood Advances.
De acordo com o VivaBem, do Uol, a análise acompanhou 3330 pessoas com sintomas persistentes três meses após a infecção pelo coronavírus, sendo que uma parcela de 83% não precisou de internação.
Através do estudo, os pesquisadores notaram que cerca de 20% das pessoas apresentaram rendimento físico abaixo do esperado. Do percentual, 55% tinham níveis de VWF/ADAMTS 13 igual ou superior a 1,5, que não é diretamente associado à covid longa, mas indica dificuldades para se exercitar. A proteína von Willebrand (VWF), atua na formação de coágulo, em proporção com a ADAMTS13, responsável por diminuir essa atividade.
Conforme os estudiosos, a formação de coágulos pode impactar nos níveis de nutrientes e oxigênio, causando sintomas da covid longa, como fadiga, dores de cabeça e musculares, além de confusão mental.