Após treinamento de mães no Martagão, crianças com doenças crônicas voltaram para casa
Mais de 140 crianças portadoras de doenças crônicas que, nos últimos dez anos, receberam alta e puderam voltar para casa sem terem seus tratamentos interrompidos. Todas foram pacientes na Unidade de Treinamento para Desospitalização (UTD) do Hospital Martagão Gesteira, setor do hospital que treina mães e pais para poderem cuidar dos próprios filhos.
Segundo Martagão, a UTD estará completando nesta quarta-feira (25) 10 anos. A unidade é referência no país, pois possibilita um treinamento para que as mães dos pacientes possam dar continuidade à assistência dessas crianças. Na maioria dos casos, são situações de pacientes com longo tempo de permanência em UTI's, que dependem de ventilação mecânica e que passam a poder retornar para seus lares mesmo precisando de tecnologias avançadas para sobreviver.
"Este programa é de extrema importância para as famílias, pois possibilita a reinserção social do paciente no leito familiar, promovendo humanização, segurança e autonomia do cuidador", ressalta a enfermeira líder da UTD, Rebeca Abbud.
Criada em 25 de maio de 2012, a UTD foi idealizada pelo próprio Martagão, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Com 20 leitos, a UTD recebe crianças de todo o estado, que são encaminhadas via Central Estadual de Regulação. Em todos os processos, é feita uma avaliação do paciente para verificar se ele está num quadro estável de saúde, que permita esse retorno para casa.