Varíola dos macacos: Sintomas que devem ser levados a sério

Por A Voz da Região em 23/05/2022 às 10:51:51
© Getty Images

© Getty Images

Se as lesões ulcerativas, erupção cutânea e gânglios palpĂĄveis, eventualmente acompanhados de febre, arrepios, dores de cabeça, dores musculares e cansaço, servem de diagnóstico quase garantido de uma infecção por vírus Monkeypox, hĂĄ outros sintomas a que deve prestar atenção, segundo a AgĂȘncia de Segurança de Saúde do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglĂȘs),

A UKHSA diz as pessoas devem estar atentas a erupções invulgares. Citado pelo Daily Express, Kevin Fenton, diretor regional da UKHSA, afirmou: "Neste momento, estamos pedindo a todos que estejam atentos a erupções em torno da boca e da ĂĄrea genital".

Perante sintomas suspeitos deve abster-se de contatos físicos diretos. A doença, recorde-se, é transmissível através de contato com animais, como macacos e roedores (incluindo aqueles que são mantidos como animais de estimação) e que podem ser portadores de Monkeypox. É também transmitida através de contato próximo com pessoas infectadas ou com materiais contaminados, como roupa.

A Organização Mundial de Saúde refere que o período de incubação do vírus é geralmente de seis a 13 dias. Porém, os sintomas podem manifestar-se até 21 dias depois da infecção pelo vírus.

A doença pode evoluir para broncopneumonia, sépsis ou encefalite, ou à infecção da córnea que pode conduzir à perda de visão. Com menos frequĂȘncia, pode até levar à morte.



Fonte: A Voz da Região / NotĂ­cias ao Minuto

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios