Os alunos do curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNIRB são quem realizam o atendimento aos atletas da equipe sub-20 do UNIRB Futebol Clube. Sob orientação dos seus professores, eles auxiliam os jogadores na liberação muscular pós-treino, atuam no treinamento funcional para o tratamento de lesões, na reabilitação, na prevenção e até no atendimento emergencial quando necessário.
"Considero muito importante a vivência prática no campo de aprendizagem, essa experiência nos capacita para quando estiver atuando na área, está bem preparado. Na UNIRB estou conseguindo conciliar o futebol e estudo, é gratificante aprender sobre determinados tratamentos com situações vividas como atleta", afirmou o aluno Daniel Leal.
"Além de atuar na recuperação, o fisioterapeuta esportivo tem um papel fundamental na orientação adequada para a prevenção de lesões durante os treinos e no acompanhamento constante para evitar as reincidências. Durante o acompanhamento, utilizamos técnicas que podem ajudar na reversão dos efeitos da inatividade, ajudando o atleta a voltar ao seu nível de competição", explicou a professora Karla Leal.
"Os atletas atendidos pelos alunos da UNIRB em sua maioria, a principal queixa é dor em joelho e tornozelo. Na sala de fisioterapia da instituição, os estudantes fazem atividades de alongamentos, procedimentos com aparelhos para o alívio da dor e elevação do fluxo sanguíneo da região sobre a cascata inflamatória para a cicatrização, remodelação do tecido, redução das dores, edema e espasmos musculares. Durante as sessões, o atleta irá perceber mudanças significativas em sua força muscular, flexibilidade, resistência, potência e equilíbrio", concluiu a professora de fisioterapia.
"Tive uma inflamação na virilha, em decorrência das cargas de treino e estou me recuperando através do trabalho realizado pelos fisioterapeutas, que tem um atendimento de excelência. Com a confiança que tenho neles, a gente vai conseguir tratar muito mais rápido essa lesão", pontuou o zagueiro da equipe sub-20 do UNIRB, Lucas Velame.