Lula se reúne com Dino para discutir indulto de Natal nesta sexta

Presidente Lula e Flávio Dino farão os ajustes na proposta, que pode excluir condenados pelo 8 de janeiro e por violência contra a mulher

Por Ana Flávia Castro em 22/12/2023 às 11:00:43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne, na manhã desta sexta-feira (22/12), com o ministro da Justiça, Flávio Dino, e o secretário especial para assuntos jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima, para definir o teor do primeiro induto de Natal deste terceiro mandato do petista.

A reunião está na agenda das 9h, no Palácio do Planalto. Segundo interlocutores da Justiça confirmaram ao Metrópoles, o indulto natalino está entre os assuntos discutidos entre Lula e Dino esta manhã, além de outros despachos pendentes.

No encontro, Lula debaterá com o ministro os ajustes a serem feitos na proposta apresentada pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

Na decisão final, Lula pode excluir os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, além de autores de crimes de violência contra mulheres, integrantes de facções criminosas e responsáveis por delitos ambientais.


{A Constituição prevê que o presidente da República tem a prerrogativa de conceder o perdão a pessoas condenadas, desde que preenchidas condições previamente estabelecidas. Elas são definidas anualmente e publicadas em decreto no fim do ano. Por isso, é chamado de "natalino".}


O indulto não pode ser dirigido a pessoas específicas, mas a todos os condenados que, na data da publicação, atendam os requisitos.

Outros indultos de Lula

Ao longo dos dois mandatos anteriores à frente do Palácio do Planalto, entre 2003 e 2010, Lula assinou decretos de indulto natalino beneficiando presos.

Em 2009, último ano de seu segundo mandato, por exemplo, ele beneficiou mulheres com penas superiores a 8 anos e com filhos menores de idade ou portadores de deficiência que necessitassem de cuidados.


Fonte: metropoles

Comunicar erro
outlet

Comentários