Seminário dá início a programa que destina mais médicos a unidades de saúde
A prefeitura de Salvador dará início, na manhã desta quinta-feira (12), ao programa Médicos pelo Brasil. O pontapé inicial acontecerá com um evento, o Seminário de Qualificação do Desempenho na Atenção Primária à Saúde (APS), no Hotel Fiesta, no Itaigara. O encontro segue até sexta-feira (13).
A capital baiana foi contemplada com 134 vagas no programa federal. Participarão da solenidade o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Décio Martins; o secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Raphael Câmara; Alexandre Pozza, presidente da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps), vinculada ao Médicos pelo Brasil; e demais técnicos federais e municipais.
Promovido pelo Ministério da Saúde, o encontro visa apoiar gestores de cidades na melhoria dos indicadores de desempenho no Programa Previne Brasil. Ou seja, os municípios serão capacitados para que consigam obter o máximo de recurso de financiamento das ações na APS e, consequentemente, ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
O Programa Médicos pelo Brasil (MpB), segundo a SMS, foi lançado em 2019, tem entre os objetivos disponibilizar médicos para locais com dificuldade de fixar o profissional e com alta vulnerabilidade social, tornando um programa estratégico na Atenção Primária à Saúde.
De acordo com a pasta, o MpB objetiva também formar mais Médicos de Família e Comunidade, a fim de aperfeiçoar a assistência realizada na Atenção Primária à Saúde, além de favorecer a permanência e fomentar a longitudinalidade da atenção na APS.