Bahia tem mais de 30 unidades de saúde com gestões de Organizações Sociais; FABAMED e IFF lideram contratos

Por A VOZ DA REGIÃO em 17/07/2024 às 09:09:48
Foto: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

Foto: Leonardo Rattes/SAÚDE GOVBA

Trinta e três unidades de saúde da rede pública estadual são geridas e administradas por Organizações Sociais (OS) e empresas atualmente. Entre os perfis assistenciais estão hospitais gerais, policlínicas, ambulatórios, UPAs e maternidades.

Os dados foram fornecidos à reportagem do Bahia Notícias pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). De acordo com a lista, o tipo de equipamento que tem mais contratos com OSs é hospital, com 24 contratos do tipo, entre hospitais gerais, hospital-maternidade; hospital de retaguarda; materno-infantil, hospital especializado, entre outros. Já o que possui menos é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Porte I e Porte II, com uma e 2 administração por empresa, respectivamente. As UPAs estão mais comumente sob gestão dos municípios.

A cidade que mais tem OS a frente de unidades de saúde do estado é o município de Salvador, com 11 equipamentos geridos por entidades sociais.

EMPRESAS
A organização líder em contratos é a Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde (Fabamed), com seis equipamentos, empatando com o Instituto Fernando Filgueiras (IFF), com a mesma quantidade. O domínio das duas organizações sociais representam cerca de um terço da quantidade de concessões da Sesab.

A Fabamed é responsável pelo Hospital Espanhol, em Salvador; Hospital da Chapada / Complexo da Chapada, na cidade de Seabra; Hospital dos Coqueiros (Riverside), em Lauro de Freitas, entre outras.

Já a IFF é responsável pelo Hospital da Mulher e Hospital Eladio Lasserre, ambos na capital baiana, Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus no recôncavo baiano, Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, entre outros.

Fonte: A Voz da Região

Comunicar erro

Comentários