Segundo reportagem da Reuters, a ideia de construir uma fábrica nova, totalmente do zero, ganhou mais força após executivos da marca chinesa terem se reunido com Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, e Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.
Duas cidades já teriam se manifestado como candidatas a sediar a nova planta — Salvador, a capital do estado, e Feira de Santana. Esta, inclusive, foi defendida abertamente pelo prefeito do município, Colbert Martins Filho, em entrevista para o site local A Tarde.
"Eu me manifestei porque li que a empresa teria condição de fazer uma fábrica própria e eu disse que Feira de Santana tem condições para receber. E acho que com a vinda de empresas para Bahia, além de Salvador e Camaçari, outras cidades da Bahia, a exemplo de Feira de Santana, têm que estar no radar",
BYD negocia com o governo brasileiro
Os executivos da BYD também aproveitaram a visita do presidente Lula à China para estreitar os laços com o governo brasileiro e, de quebra, colocar na mesa alguns pontos que consideram importantes para tirar o sonho da fábrica própria do papel.
A BYD quer fazer do Brasil um polo produtivo capaz de abastecer não somente o mercado local, mas também os países da América Latina com seus carros elétricos. E espera alguns contrapontos por parte do governo. Um deles seria a criação de linhas de crédito, visando principalmente a população de renda mais baixa, taxistas e motoristas de aplicativo.
"A intenção é criar uma política nacional de estímulo aos carros elétricos para a gente poder cumprir os nossos acordos internacionais de meio-ambiente e gerar emprego", avisou Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia, em entrevista coletiva.
Outros pedidos que estariam sendo negociados com o governo incluíriam a utilização de carros elétricos em frotas oficiais, ambulâncias e também para o transporte público. A isenção do pagamento de IPVA para veículos eletrificados também teria sido sugerida pelos executivos da BYD.
A Voz da Região / Canaltech