Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

ASEMBLEIA DE DEUS

Chegada dos missionários da Assembleia de Deus no Brasil

19 de Novembro de 1910


Em 19 de novembro de 1910, os missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg desembarcaram em Belém do Pará. No ano seguinte, eles fundariam na cidade a Igreja Evangélica Assembleia de Deus. Os dois traziam dos Estados Unidos a doutrina do batismo no Espírito Santo, que está na origem do pentecostalismo (movimento de renovação cristã que dá ênfase a uma experiência direta e pessoal de Deus).

O pentecostalismo clássico começou em 1901 entre cristãos na América do Norte. A crença pentecostal centraliza-se no Batismo no Espírito Santo. Vingren e Berg tiveram contato com essa corrente cristã quando viveram nos EUA. Quando se estabeleceram em Belém, os dois passaram a pregar inicialmente na Igreja Batista, denominação a qual ambos pertenciam.

Mas as igrejas existentes na época, como a Presbiteriana, Anglicana, Metodista e a própria Batista, ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina trazida pelos missionários. Com o passar do tempo, um número cada vez maior de religiosos visitava a residência de Berg e Vingren, onde realizavam reuniões de oração. Por esse motivo, os suecos e mais dezenove fiéis acabaram sendo desligados da Igreja Batista. Convictos e resolvidos a se organizar, fundaram a Missão de Fé Apostólica em 18 de junho de 1911, que mais tarde, em 1918, ficou conhecida como Assembleia de Deus.

A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançando o Amazonas, e propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população. Chegou ao Sudeste pelos idos de 1922, por meio de famílias de retirantes do Pará. Naquele ano, a igreja teve início no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, em 1924, para a então capital da República.

Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país. A Assembleia de Deus é considerada a maior denominação evangélica do país, com mais de 22,5 milhões de membros.

Imagem: Assembleia de Deus/Reprodução

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!