Doenças renais são silenciosas, quadros graves podem levar a tratamento por hemodiĂĄlise

Tratar e controlar fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais

Por A VOZ DA REGIÃO em 24/03/2023 às 08:36:22
Em casos mais extremos de doenças renais, pode ser necessária a realização de sessões de diálise saengsuriya13/Getty Images

Em casos mais extremos de doenças renais, pode ser necessária a realização de sessões de diálise saengsuriya13/Getty Images

Controlar a pressão sanguínea, regular a formação do sangue e dos ossos e equilibrar o balanço químico e de líquidos do organismo. Estas são algumas das funções dos rins, essenciais para o funcionamento do corpo humano.

Os distúrbios renais podem ser silenciosos, deixando de apresentar sintomas em estĂĄgio inicial. Essa característica aumenta os riscos de evolução para formas crônicas das doenças. Atualmente, estima-se que cerca de dez milhões de brasileiros convivam com doenças relacionadas, segundo o Ministério da Saúde.

As doenças renais crônicas estão diretamente relacionadas a estilos e condições de vida. Alimentação saudĂĄvel, exercícios físicos regulares e ingestão de bastante ĂĄgua ajudam a evitar o problema. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais. O diagnóstico precoce ajuda a evitar o avanço da doença na maioria dos casos.

O cenĂĄrio é agravado devido a alta incidĂȘncia de hipertensão arterial e diabetes na população. Como os rins são responsĂĄveis pelo controle da pressão arterial, tais doenças tendem a sobrecarregar os órgãos.

Enquanto a hipertensão arterial pode tanto ser a causa como a consequĂȘncia de uma disfunção renal, o diabetes por sua vez danifica os vasos sanguíneos do órgão, interferindo o funcionamento dos rins que não conseguem filtrar o sangue corretamente. Com isso, cerca de 25% das pessoas com diabetes tipo I e entre 5 e 10% das pessoas com diabetes tipo II desenvolvem insuficiĂȘncia renal.


Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios