Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SIMPLIFAÇÃO DA TRIBUTAÇÃO

Comissão de Assuntos Econômicos aprova lei que simplifica pagamento de tributos

Senadores aprovam Projeto de Lei Complementar que prevê uma série de medidas para facilitar acesso a informações sobre tributos e reduzir custos


(crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado )

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (21/3) o projeto de lei complementar (PLP 178/2021). A medida simplifica o Sistema Tributário Nacional e facilita o cumprimento de obrigações tributárias, como o preenchimento de declarações. O colegiado ainda acatou um pedido de urgência para apreciar a matéria em Plenário.

A proposta cria o Estatuto de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias, para padronizar legislações e sistemas de tributação. Um dos principais objetivos é diminuir os custos para as administrações das unidades federadas e para os contribuintes.


A medida aprovada na Câmara no ano passado, é de autoria do senador Efraim Filho (União-PB), que apresentou o PLP quando ainda era deputado federal. No Senado, o Alan Rick (União-AC) deu parecer favorável na CAE.

O projeto determina ainda a criação de um Comitê Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias Acessórias (CNSO) após 90 dias da publicação da lei complementar (caso aprovada) no Diário Oficial da União (DOU). O grupo de trabalho terá o papel de administrar as ações de simplificação de tributos e criar a Declaração Fiscal Digital (DFD).

O DFD deve reunir informações sobre impostos federais, estaduais, distritais e municipais de maneira a unificar a base de dados das fazendas públicas das três esferas de governo (federal, estadual e municipal). A exceção será para as obrigações acessórias vinculadas ao Imposto de Renda (IR) e ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

O projeto também determina a simplificação da emissão de documentos fiscais, pela instituição da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e). O documento deve integrar legislações, regimes especiais, dispensas e sistemas fiscais eletrônicos existentes, inclusive com redução de custos para contribuintes.

Com Agência Senado

A Voz da Região / Correio Braziliense

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!