O Dia Internacional das Mulheres, celebrado nesta quarta-feira (8), destaca as conquistas sociais e os desafios existentes no combate à desigualdade de gĂȘnero.
No contexto da saúde, as mulheres passam por mudanças significativas em cada fase da vida, que destacam cuidados para além da prevenção do câncer. Entre os principais estão a realização periódica de exames preventivos, principalmente contra o câncer de colo de útero e de mama, além da escolha por métodos contraceptivos, sem comprometer o bem-estar e a saúde.
A realização de consultas ginecológicas permite a prevenção e o tratamento de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), enquanto a priorização da saúde mental, contribui para evitar transtornos psicológicos e para combater situações de vulnerabilidade.
A manutenção de um estilo saudĂĄvel de vida inclui ainda a prĂĄtica regular de atividades físicas, uma boa conduta nutricional e o autocuidado. Algumas doenças são próprias do sexo feminino e o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento bem-sucedido.
Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil