A unidade do Hemoba em Feira de Santana necessita de mais doações de sangue, neste mĂȘs de janeiro, em virtude dos baixos estoques.
A cabeleireira Crispiniana Gomes AraĂșjo se dirigiu ao local para realizar a doação de sangue nesta quinta-feira (26), com o objetivo de ajudar pacientes que estão internados no Hospital Estadual da Criança (HEC).
"Estou com duas crianças, dois amiguinhos, que são gĂȘmeos e estão precisando no Hospital da Criança, os pais me pediram e estou aqui fazendo essa doação para salvar vidas", contou.
Na opinião dela, o ato de doar é muito importante e não leva muito tempo para ser realizado.
"É muito importante fazer a doação, gostaria que todos tivessem essa boa vontade. A doação não incomoda, é bem confortĂĄvel, as pessoas aqui atendem super bem. Fiz todos os exames, passei por vĂĄrios processos", disse.
A Psicóloga Izabete Sena, coordenadora-geral do Hemoba em Feira de Santana, revelou que a situação do estoque é crĂtica.
PUBLICIDADE
"No inĂcio de ano, geralmente, a tendĂȘncia é ter uma queda, devido a ser um mĂȘs de férias e acaba tendo uma queda maior na doação. Atualmente o estoque estĂĄ crĂtico, e por ser um mĂȘs de férias se torna ainda pior. Todos os tipos sanguĂneos são necessĂĄrios, mas os que a gente tem mais dificuldade são os tipos negativos, que estamos com o estoque deficiente", afirmou em entrevista ao Acorda Cidade.
A coordenadora destacou que os interessados em realizar a doação devem se dirigir à unidade do Hemoba, com um documento oficial com foto, ter entre 16 a 69 anos de idade, sendo que pessoas menores de 18 anos devem estar acompanhadas do responsĂĄvel legal. Além disso, o doador deve estar em estado de saĂșde e bem alimentado. "Esses são os requisitos bĂĄsicos para passar pelo processo de triagem, com perguntas e exames", destacou.
Fonte: avozdaregiao/ acordacidade.com.br