Na verdade é mais importante lavar as mãos antes de micção, quando se manipula o pĂȘnis, do que depois. Portanto, devemos lavar as mãos antes e após a micção."Isso evita o contato do pĂȘnis com fungos e bactérias", afirma Utida.
O mais higiĂȘnico seria utilizar papel higiĂȘnico na uretra, para drenar a urina residual, resultando em roupas sem resíduo e melhor conforto pessoal. A sensação de higiene é muito maior.
Durante o banho, muitos lavam de forma errada o pĂȘnis. O correto é puxar a pele (prepúcio) para a glande (cabeça do pĂȘnis) aparecer. Então, abuse do sabonete e não se esqueça de enxugar. Evite que o acumulo de ĂĄgua prolifere fungos.
É importante higienizar o órgão sexual após a relação, retirando o excesso de sĂȘmen e lubrificante, natural ou artificial. "O banho e higiene íntima após as relações diminui as chances de infecções", completa Utida.
Os pelos são responsĂĄveis por proteger a região, mas é preciso aparar um pouco, evitando o mau-cheiro. "A depilação completa causa microlesões na superfície da pele que gera inflamações e infecções locais".
Não existe uma posição correta para guardar o pĂȘnis, mas fique atento ao tipo de tecido (algodão diminui a incidĂȘncia de infecção fúngica) e ao modelo. "Cuecas muito apertadas prejudicam a qualidade do esperma, devido ao aumento da temperatura testicular", esclarece.
Cueca no cesto de roupa nunca! "Os resíduos e secreções podem proliferar e contaminar, inclusive, outras roupas", completa Utida. Sempre lave suas roupas íntimas, logo após o uso.
Agora que vocĂȘ jĂĄ sabe como fazer a correta higiene do pĂȘnis, insira isso no seu dia a dia para mantĂȘ-lo sempre saudĂĄvel e diminuir os riscos de doenças por fungos e bactérias. E qualquer anormalidade notada, consulte seu urologista!
Fonte: A Voz da Região / clinicaunix.com.br