Para combater a esporotricose, Salvador ganha Unidade Móvel de Zoonoses nesta quinta
Salvador vai ganhar a Unidade Móvel de Zoonoses (UMZ) nesta quinta-feira (21). O projeto é pioneiro no Brasil e deve colaborar no enfrentamento e prevenção da esporotricose, uma micose causada pelo fungo "Sporothrix spp".
O equipamento ficará estacionado na Prefeitura-Bairro de Itapuã até sexta-feira (22). A unidade terá capacidade de 15 atendimentos diários.
A coordenadora do Centro Controle das Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez, explica que Itapuã foi escolhida para iniciar os atendimentos devido ao alto número de casos na localidade.
"O objetivo é intensificar o acesso ao tratamento dos animais suspeitos de esporotricose de forma objetiva e segura para evitar que o fungo se prolifere e atinja outros bairros".
O acesso ao serviço será exclusivamente através de agendamento prévio. Para conseguir uma avaliação é necessário entrar em contato com o Fala Salvador, pelo número telefônico 156.
No local, um médico veterinário vai realizar avaliações clínicas de casos suspeitos com esporotricose, além das consultas de revisão de animais em tratamento. O espaço também coleta material de exame das lesões através de citologia.
O secretário Municipal de Saúde, Décio Martins, pontuou que a capital baiana segue em destaque no Brasil quanto a políticas públicas voltadas para os cuidados com animais.
"Todo o projeto foi custeado com recursos próprios, pois, apesar de ser uma zoonose, o Ministério da Saúde não tem programa específico para repassar verbas no combate à esporotricose. Estamos muito felizes e confiantes em reduzir os números na cidade, além de ser exemplo, mais uma vez, no enfrentamento de doenças para outras capitais do Brasil".