O que Ă© a afasia, doença que acomete o cartunista Angeli e Bruce Willis?
Aos 65 anos, o cartunista Angeli, um dos mais notáveis do gênero no Brasil está encerrando a carreira por conta do diagnóstico de uma doença neurodegenerativa: a afasia.
A condição, que prejudica a comunicação, impossibilita a expressão verbal e escrita conforme acontece a evolução do quadro. Não há dados estatísticos específicos sobre a incidência do agravo na população brasileira, uma vez que podem ser consequência de uma série de doenças neurológicas.
O diagnóstico para a doença é clínico. Segundo a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), os acidentes vascular cerebrais (AVC) são as causas mais comuns de afasia.
Para além do AVC, a afasia também pode ocorrer após um traumatismo cranioencefa?lico (TCE), tumor cerebral, aneurisma, infecções cerebrais e alguns tipos de demência.
Entre as características comuns estão a dificuldade de selecionar palavras dentro da sua narrativa, de expressar o que deseja, compreender o que é dito, ler e escrever e realizar alguns gestos.
O tratamento da afasia tem a fonoterapia como o principal pilar e envolve procedimentos de reabilitação, acompanhamento de familiares e outras práticas.
Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com AVC são previstas legalmente pelo Ministério da Saúde. Uma portaria que estabelece linhas de cuidado à pessoa com AVC também foi instituída.
O diagnóstico de Angeli aconteceu um mês depois do ator americano Bruce Willis também revelar sua condição médica. Assim como o brasileiro, Bruce afirmou que irá se aposentar da carreira artística.