Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Trabalho Remoto

Um de cada quatro brasileiros tem emprego que pode ser realizado remotamente

Há um predomínio nas ocupações potenciais de home office entre mulheres, brancos e profissionais com nível superior, mostra Ipea


Cerca de 20,4 milhões de pessoas encontram-se em ocupações passíveis de serem realizadas de forma remota, de acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). O número é equivalente a 24,1% do total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho.

De acordo com o estudo, há um predomínio nas ocupações potenciais de trabalho remoto entre mulheres (58,3%), pessoas brancas (60%), com nível superior completo (62,6%) e na faixa etária entre 20 e 49 anos (71,8%).

Mais da metade desses trabalhadores em teletrabalho potencial encontra-se na região Sudeste (27,7%). Na sequência, aparecem as regiões Sul (25,7%) e Centro-Oeste (23,5%). No Norte e no Nordeste, o patamar é inferior, de 17,4% e 18,5%, respectivamente.

Embora as pessoas em ocupações que podem ser realizadas de forma remota representem 24,1% da força de trabalho, esses trabalhadores são responsáveis por 40,4% da massa de rendimentos total. Somente em São Paulo, quase metade (47,6%) do total de rendimentos é gerados por pessoas em teletrabalho potencial.

Ao analisar as regiões metropolitanas do país, a que mais se destaca é a de Florianópolis, com cerca de 40,4% das pessoas ocupadas em regime potencial de home office, apesar de Santa Catarina ser apenas o quinto estado no ranking de teletrabalho potencial, com 25,4% das vagas de trabalho.




A Voz da Região / R7.com

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!