O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relembrou, , nesta quarta-feira (8), os atos golpistas de 08 de janeiro em discurso no evento que marca os dois anos do ocorrido em Brasília. Em sua fala, o ministro afirmou que o "populismo digital extremista" não está vencido.
Moraes detalhou que os atos foram amplamente incentivados por perfis nas redes sociais. O ministro chamou de "cronograma golpista" as ações marcadas por acampamentos bolsonaristas e o bloqueio de rodovias após a vitória de 2022.
"Com a posse, todos nós achávamos que o golpismo, esse novo populismo digital extremista, tinha se dado por vencido. E nós erramos. Não estava vencido e não está vencido", disse. Alexandre de Moraes também voltou a criticar a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), chamando de "corpo mole".
"Não houve uma manifestação livre, uma manifestação democrática. Houve uma tentativa de golpe filmada pelos próprios golpistas. O sentimento de impunidade e a loucura total das redes sociais fez com que os próprios criminosos se filmassem praticando os crimes e postassem convocando novos criminosos a aderirem à tentativa de golpe", define.