Não foi apenas o público brasileiro que ficou marcado pelo filme Cidade de Deus e pela história do personagem Zé Pequeno, interpretado pelo ator Leandro Firmino. A obra dirigida por Fernando Meirelles atravessou fronteiras e impressionou um casal na Holanda, que decidiu "homenagear" o ex-Dadinho e registrou o filho, nascido em 2006, como Zépiqueno Redmond. Neste domingo, o jovem estreou profissionalmente pelo Feyenoord em duelo contra o Almere City pelo -- Meus pais viram o filme e me chamaram de Zépiqueno por causa dele. O personagem é um pouco mau, mas gostei -- disse o jogador depois da estreia. Campeonato Holandês.
Zépiqueno teve apenas 25 minutos para mostrar o seu futebol. A participação do jovem atacante foi discreta: 15 toques na bola, sete passes e nenhum chute a gol. O Feyenoord marcou dois gols enquanto o atacante de 18 anos e 141 dias estava em campo e venceu por 4 a 1.
Os pais de Zépiqueno nasceram no Suriname, país que faz fronteira com os estados do Amapá e Pará, localizados no norte do Brasil.
Cidade de Deus, indicado ao Oscar em quatro categorias, é um dos filmes mais assistidos do mundo. A obra chegou até as telas da família Redmond, que depois imigrou para a Holanda. O país sul-americano foi uma colônia dos Países Baixos até 1975, e possui grande influência dos europeus até hoje.
Clarence Seedorf, Edgar Davids, Frank Rijkaard, Patrick Kluivert e Ruud Gullit são alguns dos grandes craques que brilharam com a camisa laranja da Holanda e possuem ascendência do Suriname. Zépiqueno começa, neste domingo, sua trajetória no futebol profissional.
-- Acho que correu tudo bem. É ainda um começo, então terei que aceitar isso (jogar pouco). Você sempre espera por mais, está em minhas próprias mãos. Só tenho que jogar e claro que depende de quando os outros atacantes voltarem. O treinador disse que isto é o começo e que só darei mais passos.
O nome de Zépiqueno o deixou popular nas redes sociais entre o público brasileiro. As mensagens não pararam de chegar para o jovem atacante, que precisou do 'Google Tradutor' para entender o que diziam.
As semelhanças com o Zé Pequeno original param no nome. O holandês ficou marcado pelos gols na base do Feyenoord e da Holanda, e agora planeja repetir os feitos no futebol profissional.
As lesões de Julián Carranza, Santiago Gimenez e Ayase Ueda abrem espaço para Zépiqueno jogar no time principal do Feyenoord. O próximo compromisso da equipe será no dia 23 de novembro, às 14h45, pela 13ª do Campeonato Holandês contra o Heerenveen.
Globo Esporte