O Brasileirão 2025 tem data de início e de fim. A edição da Série A do ano que vem irá do dia 29 de março até o dia 21 de dezembro, com paralisação para o Mundial de Clubes da Fifa, que terá quatro representantes do Brasil. As datas foram anunciadas pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
— A CBF vai fazer um calendário avançado. Ainda não é o ideal, mas é um passo grande dado. Ouvindo Federações e clubes. Competição (Série A) que deve começar em 29, 30 de março, até 21 de dezembro. Isso com tempo mais curto para os Estaduais mesmo — declarou Ednaldo, na Arena MRV, após a final da Copa do Brasil.
O calendário do futebol brasileiro no próximo ano será apertado pela disputa do torneio da Fifa, marcado para acontecer entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. Os estaduais devem começar ainda em meados de janeiro e irão até o fim de março.
Ednaldo Rodrigues foi perguntado sobre as críticas ao calendário e a falta de espaço para pré-temporada e férias dos jogadores. O presidente da CBF minimizou as observações negativas.
"Não se faz omelete sem quebrar os ovos. Cada um tem que dar sua parte", declarou.
— Quando se reclama do calendário, e diretoria de competições encontra uma fórmula que é importante. Não vai prejudicar pré-temporada e nem férias de ninguém. As férias devem ser divididas em dois tempos e que, por lei, é permitida — declarou Ednaldo.
Rodrigo Caetano garantido na CBF?
O presidente da CBF foi novamente perguntado sobre o possível interesse da CBF no técnico Pep Guardiola. Ednaldo endossou o discurso de apoio à comissão técnica de Dorival Júnior.
— Já respondi isso. No que pese ser um dos maiores treinadores do mundo, mas não houve participação da CBF para fazer qualquer contato. A CBF tem trabalhado com a comissão técnica dirigida por Dorival Júnior, e estamos muito satisfeitos.
Sobre uma possível saída do diretor executivo Rodrigo Caetano, Ednaldo foi simples na resposta. E se limitou a dizer que o dirigente, especulado no Atlético-MG, tem contrato com a CBF.
"Caetano tem contrato com a CBF até 2026. Até a Copa do Mundo. Só depende dele", afirmou.
Globo Esporte