Recorde de Empregos com Carteira Assinada no Setor Privado no Brasil

Número atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro

Por A Voz da Região em 28/03/2024 às 16:22:09

O número de empregados com carteira de trabalho no setor privado atingiu 37,995 milhões no trimestre encerrado em fevereiro de 2024. Essa marca representa o maior valor da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar de um aumento de 0,7% em relação ao trimestre anterior, essa variação não é estatisticamente relevante e significa estabilidade. No entanto, quando comparado ao ano anterior, registrou-se um crescimento de 3,2%, o que representa mais 1,2 milhão de trabalhadores com carteira assinada no setor privado.

Vale ressaltar que esses números não consideram os trabalhadores domésticos, mesmo que tenham carteira assinada. A população ocupada manteve-se estável no trimestre, apesar da variação negativa, mas estatisticamente não significante, de 258 mil.

A taxa de informalidade, que é o percentual dos trabalhadores informais em relação ao total da população ocupada, ficou em 38,7% no trimestre encerrado em fevereiro de 2024, abaixo dos 39,2% de novembro. O nível de ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas em relação àquelas em idade de trabalhar, ficou em 57,1% em fevereiro deste ano.

Esses dados refletem a dinâmica do mercado de trabalho no Brasil.

Fonte: Portal A Tarde

Comunicar erro
outlet

Comentários