Enchente histórica no Acre afeta 120 mil pessoas e é classificada como o maior desastre ambiental do estado

A contagem inclui desabrigados, desalojados e indivíduos cujo cotidiano foi significativamente alterado pelas inundações

Por A Voz da Região em 06/03/2024 às 06:24:19

O Rio Acre, a apenas 55 centímetros de superar o recorde histórico de 2015, continua a subir constantemente. A previsão é de 35 milímetros de chuva entre terça (5) e quarta-feira (6), e as chuvas moderadas a fortes impedem o escoamento da água, fazendo com que o rio continue a aumentar.

Com o aumento do nível do rio, o número de pessoas impactadas também cresce. Atualmente, mais de 120 mil pessoas foram deslocadas, perderam suas casas ou tiveram suas residências inundadas, ficando sem energia ou até mesmo isoladas.

Dos 22 municípios do estado, 19 declararam situação de emergência. Isso afeta 86% da população do estado, que é de aproximadamente 830 mil pessoas. Infraestruturas como pontes, ruas, residências, edifícios públicos e comércios estão submersos em algumas das cidades mais atingidas. Em outras, o dia termina com a contabilização dos danos e a limpeza da lama acumulada.

"Em termos de escala, o número de municípios afetados representa o maior desastre já registrado em todo o estado do Acre. No caso do município de Rio Branco, é a segunda maior inundação, mas, se considerarmos as proporções, é o maior desastre ambiental que já enfrentamos", declara o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos.

Na terça-feira, o Rio Acre atingiu 17,85 metros, após novas chuvas na cidade. Para se ter uma ideia, o nível de transbordamento é de 14 metros, quase quatro metros abaixo do nível atual.

Fonte: CNN Brasil

Comunicar erro

Comentários