Hospital Metropolitano: médicos restringem cirurgias por falta de salårio

Segundo Sindimed, ainda não hĂĄ previsão para que o atendimento seja normalizado; somente casos de urgĂȘncia e emergĂȘncia com risco de vida, estão sendo priorizados

Por A Voz da Região em 03/03/2024 às 21:11:47

Os médicos do Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, suspenderam as cirurgias eletivas desde a última sexta-feira (01), mantendo apenas os atendimentos restritos. O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) atribui essa decisão ao atraso nos pagamentos dos honorĂĄrios e às condições de trabalho no hospital.

A medida foi adotada após uma assembleia realizada na sexta-feira. Segundo o Sindimed, o atendimento normal só serĂĄ retomado quando os pagamentos atrasados forem quitados e as condições de trabalho melhorarem. A presidente do Sindimed Bahia, Rita Ribeiro, expressou preocupação com a possibilidade de mais médicos pedirem demissão, como alguns cirurgiões jĂĄ fizeram.

Rita Ribeiro informou que os pagamentos de dezembro ainda estão pendentes e que alguns médicos ainda não receberam a totalidade dos valores de novembro. Ela relatou que, no dia 28 de fevereiro, data prevista para o início do movimento, houve uma reunião com a Sesab, pois a INTS, empresa que administra o hospital, não compareceu. A secretaria prometeu resolver a situação até o dia seguinte. No entanto, sem uma solução ou resposta, o movimento foi retomado na assembleia.

Atualmente, apenas os casos de urgĂȘncia e emergĂȘncia, que apresentam risco de vida, estão sendo atendidos. O sindicato também denunciou a falta de materiais e a incompletude das escalas de trabalho, devido ao número reduzido de profissionais.

Em comunicado, o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que administra o Hospital Metropolitano, informou que no sĂĄbado (02) recebeu 25 pacientes do interior da Bahia e de outras unidades de saúde da capital. Esses pacientes fazem parte das mais de 450 transferĂȘncias do mutirão de regulação promovido pelo Governo do Estado da Bahia.

A maioria desses 25 pacientes serĂĄ submetida a tratamentos de clínica geral e vasculares, especialidades do Hospital Metropolitano. Quanto aos pagamentos atrasados, a Diretoria do Hospital Metropolitano afirmou que estĂĄ trabalhando continuamente com a equipe médica para regularizar a situação.

Fonte: Correio

Comunicar erro
outlet

ComentĂĄrios