O surfista Filipe Toledo anunciou em suas redes sociais que não vai mais competir no Circuito Mundial em 2024. O atleta alega que precisa dar uma pausa na carreira para cuidar de sua saúde mental. O atleta volta à WSL em 2025 como wildcard. O surfista ainda tranquilizou os fãs dizendo que está focado nas Olimpíadas de Paris 2024, que ocorrem em julho.
De acordo com o post de Filipe, a decisão foi tomada em conjunto com pessoas próximas durante a etapa de Pipeline. Filipe não competiu na repescagem e ficou de fora da disputa mais tradicional do Havaí. O surfista alegou que os últimos anos competindo em mais alto nível no circuito tiveram um "impacto negativo" nele.
- No passado, sempre fui honesto sobre meus desafios, não apenas com lesões, mas com saúde mental. Preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo passo da minha carreira - escreveu o surfista.
Em vídeo, Filipe diz estar em paz com sua decisão e que quer se "reconectar com o surfe". O atleta agradeceu o apoio de familiares e amigos na decisão e pediu compreensão dos fãs. Na última semana o pai do surfista, Ricardinho Toledo, já havia postado um desabafo nas redes onde dizia que Filipe havia ficado muito impactado com as críticas depois da desistência da etapa de Pipeline.
A WSL também se pronunciou sobre a desistência de Filipe dando apoio ao surfista. A organização do circuito garantiu que o atleta já tem sua vaga garantida na elite de 2025 pelo "wildcard".
- Nós apoiamos a decisão do Filipe de priorizar sua saúde mental e física no momento que ele dá um passo para trás. Esperamos que isso dê a ele o espaço que ele precisa para se recuperar e esperamos vê-lo de volta entre os melhores em 2025 - disse Jessi Miley-Dyer, chefe esportiva da WSL.
Filipe é o atual bicampeão do Circuito Mundial. Com a saída do brasileiro, o marroquino Ramzi Boukhiam está garantido em todos os eventos até o corte de meio de temporada
.
Fonte: Globo Esporte