Presidente Lula da Silva busca medidas para estimular a economia brasileira em 2024

Auxiliares examinam potencial de iniciativas já tomadas e avaliam se mais ações serão necessárias

Por A Voz da Região em 22/01/2024 às 09:16:11

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou preocupação com a possibilidade de uma desaceleração da economia brasileira em 2024, após um crescimento robusto de 7,5% em 2023. Ele instruiu sua equipe econômica a estudar medidas para estimular o investimento privado e o consumo das famílias, além de acelerar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Entre as medidas em análise estão a redução de impostos sobre bens de capital, a ampliação do crédito consignado, a liberação de recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para a construção civil, a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas, e a criação de um fundo de investimento em infraestrutura com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


O governo também pretende aumentar os gastos públicos em áreas sociais e de infraestrutura, mas sem comprometer o superavit primário. Essas medidas têm como objetivo manter o ímpeto da economia brasileira e evitar uma possível desaceleração em 2024.


O presidente Lula da Silva e sua equipe econômica estão confiantes de que essas medidas podem ajudar a sustentar o crescimento econômico do Brasil no próximo ano. No entanto, eles também reconhecem que a implementação bem-sucedida dessas medidas exigirá uma coordenação cuidadosa entre várias agências governamentais e o setor privado.

Fonte: Folha de S.Paulo

Comunicar erro
outlet

Comentários