Morre o cantor Anderson Leonardo, do grupo Molejo

Artista tinha 51 anos e morreu nesta sexta-feira (26) no Rio de Janeiro. Ele lutava contra um câncer na região inguinal desde 2022

Por A Voz da Região em 26/04/2024 às 17:36:10

Dia triste no mundo da música. O cantor Anderson Leonardo, de 51 anos, morreu nesta sexta-feira (26), conforme anunciou o perfil oficial do grupo Molejo no Instagram. A informação também foi confirmada ao gshow pela assessoria de imprensa da banda de pagode.

Anderson Leonardo foi lembrado no Altas Horas em homenagem ao Pagode Anos 90
00:00/00:27

Anderson Leonardo foi lembrado no Altas Horas em homenagem ao Pagode Anos 90

O artista lutava contra um câncer na região inguinal, na área da virilha, desde 2022 e, na manhã desta sexta-feira (26), Anderson Leonardo teve uma piora no estado de saúde. Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Unimed, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O cantor deixa quatro filhos, Alissa, Leozinho Bradock, Rafael Felipe e Alice. Esta última, a mais nova, nasceu em 2020, depois que o artista já era avô.

"Nosso guerreiro ANDERSON LEONARDO lutou bravamente, mas infelizmente foi vencido pelo câncer, mas será sempre lembrado por toda família, amigos e sua imensa legião de fãs, por sua genialidade, força e pelo amor aos palcos e ao MOLEJO. Sua presença e alegria era uma luz que iluminava a vida de todos ao seu redor, e sua falta será profundamente sentida e jamais esquecida, nós te amamos".

Morre Anderson Molejo — Foto: Reprodução/Instagram

Morre Anderson Molejo — Foto: Reprodução/Instagram

Em janeiro de 2023, Anderson chegou a comemorar a cura do câncer, após o fim do primeiro tratamento proposto. O tumor na região da virilha foi comunicado ao público meses antes, em outubro de 2022. "O bom é que fiz meu tratamento, não faltei dia algum. Estava ansioso para começar e, graças a Deus me curei com a força desses rapazes", disse ele no "Encontro com Patrícia Poeta".

Anderson do Molejo conta que já está curado do câncer
--:--/--:--

Anderson do Molejo conta que já está curado do câncer

O cantor lembrou ainda como foi a descoberta da doença: "Falei com eles que tinha uma notícia boa e uma ótima: 'A ótima é que vocês ficarão comigo por bastante tempo e a boa é que estou com câncer, mas vou me curar'", relembrou o artista. Anderson exaltava o apoio dos colegas do Molejo.

Antes da fama com o grupo, Anderson Leonardo já trilhava sua história na música desde a infância. Aos 13 anos, cantou com Roberto Carlos um verso que compôs para ele, em um especial que contava ainda com Almir Guineto, Sereno, do Fundo de Quintal, Jovelina Pérola Negra, Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. O cantor disse, em entrevistas, que este foi o momento em que decidiu que queria seguir carreira musical.

Anderson Leonardo participou de Especial de Roberto Carlos aos 13 anos
--:--/--:--

Anderson Leonardo participou de Especial de Roberto Carlos aos 13 anos

Hospitalizações nos últimos meses

Após comemorar a vitória contra o câncer em janeiro de 2023, o cantor voltou ao hospital algumas vezes. Em setembro daquele ano, Anderson Leonardo precisou passar 10 dias internado para se recuperar de uma embolia pulmonar. Na ocasião, chegou a ficar no CTI antes de ter alta.

Já em fevereiro deste ano, ele ficou novamente sob cuidados médicos após sentir fortes dores e teve que dar continuidade ao tratamento de imunoterapia, além de tomar medicações analgésicas.

Anderson Leonardo no hospital com os integrantes do Molejo — Foto: Redes sociais/Reprodução

Anderson Leonardo no hospital com os integrantes do Molejo — Foto: Redes sociais/Reprodução

No dia 13 de março, o cantor foi submetido a um procedimento de bloqueio de plexo nervoso hipogástrico para ter mais conforto em relação às dores que sentia. Ele teve alta seis dias depois, mas precisou voltar ao hospital para atendimento médico no último dia 24, devido a um agravo repentino da doença.

No dia 8 de abril, o cantor teve um quadro de insuficiência renal e foi internado novamente. Ele estava acordado, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos, de acordo com nota enviada pelo hospital.

Sucesso no Molejo

Formado em 1989, no Rio de Janeiro, o Molejo teve início após Anderson e Andrezinho chegarem de uma viagem ao Japão, onde ficaram por cerca de seis meses. O grupo começou se chamando "Nossa banda" e depois o nome foi alterado para Molejo, como se chamava o grupo do pai de Anderson Leonardo, que é produtor musical.

O Molejão se destacou entre as bandas de pagode da década de 1990. Sucessos como "Caçamba", "Paparico, "Brincadeira de Criança", "Dança da Vassoura" e "Cilada" são muito lembrados pelo público.

Molejo canta 'Brincadeira de Criança'
--:--/--:--

Molejo canta 'Brincadeira de Criança'

O grupo também é conhecido pela sua animação e jeito descontraído, características que Anderson Leonardo capitaneava e tinha como marca registrada. "Alô planeta, a felicidade é uma meta em minha vida!", escreveu em seu perfil no Instagram.

Junto com o Molejo, Anderson Leonardo se apresentou em diversos programas da Globo. O grupo foi homenageado no Só Toca Top, em 2019. ''Samba diferente porque a gente procura sempre fazer todo mundo participar. Até aquele que não gosta da gente, não importa se sabe sambar ou não. O importante é balançar o corpo!'', disse na época ao explicar a alegria de sua música.

Anderson explica nome do Grupo Molejo
--:--/--:--

Anderson explica nome do Grupo Molejo

Família musical

O cantor era filho do produtor musical Bira Haway, idealizador do Molejo, e falou sobre a relação dos dois no Encontro. "Meu pai comigo é sempre mais exigente. Ele fazia eu cantar a música 20, 30 vezes. Sempre foi assim comigo, muito exigente", revelou em uma entrevista ao Encontro.

Entre seus filhos, Leozinho Bradock é cantor, instrumentista e mestre de bateria da Lins Imperial, escola de samba da série Bronze do Rio de Janeiro. Rafael Phelipe, conhecido como Rafael Molejin, também seguiu os passos do pai, foi produtor do Molejo e já integra o grupo de pagode Surpreender.

Molejo faz um pot-pourri com grandes sucessos
--:--/--:--

Molejo faz um pot-pourri com grandes sucessos

Anderson Leonardo do grupo Molejo participou de programas e novelas da GMolejo fala sobre música inspirada em Renato Sorriso
Molejo fala sobre música inspirada em Renato Sorriso
Comunicar erro
outlet

Comentários