Em Salvador, Lula assina acordo de criação do Parque Tecnológico Aeroespecial da Bahia

Assinatura foi feita nesta quinta-feira (18). Iniciativa é do Governo Federal, Estadual e Senai Cimatec.

Por A Voz da Região em 18/01/2024 às 18:08:54

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, recentemente ratificou um acordo para a instituição do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia. A cerimônia de assinatura ocorreu no Senai Cimatec, em Salvador, na manhã de quinta-feira (18).

Este projeto é o resultado de uma colaboração entre o governo federal, representado pelo Ministério da Defesa e o Comando da Aeronáutica, o governo do Estado da Bahia e o Senai Cimatec.

Durante o evento, o ex-presidente expressou a importância do lançamento do Parque Tecnológico, enfatizando a necessidade de persistência para alcançar o impossível.

De acordo com informações do governo federal, o parque será estabelecido na Base Aérea de Salvador e servirá como um centro para o avanço do ensino e pesquisa no setor aeroespacial. A data de início da construção ainda não foi divulgada.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, incluindo os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Mucio (Defesa) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), bem como o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia ocupará uma área de aproximadamente 800 mil metros quadrados, com mais de 100 mil metros quadrados de edifícios. O local contará com várias instalações de engenharia e uma pista para aterrissagem e decolagem de aeronaves.

O parque tem como objetivo impulsionar pesquisas avançadas no setor aeroespacial, além de explorar a mobilidade aérea avançada, defesa e espaço. Dentro desses domínios, o Parque Tecnológico se concentrará em várias áreas, incluindo sistemas avançados de voo e controle de tráfego aéreo, engenharia aeroespacial, sistemas de comunicação e navegação, inteligência artificial e computação quântica, novas tecnologias de energia e propulsão, tecnologias e materiais de manufatura avançada, cibersegurança aeroespacial, voo autônomo e mobilidade aérea avançada: drones e VTOL, sensores e eletrônica especial, e sistemas de defesa e segurança.

Além disso, o parque acolherá empresas de tecnologia nacionais e internacionais. Durante a cerimônia, foram mencionadas empresas de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, como possíveis participantes.

Fonte: G1 BAHIA

Comunicar erro
outlet

Comentários