Bahia registra fortes ventos nas últimas 24 horas

Em Pé de Serra, as rajadas passaram de 70km/h

Por Gilberto Barbosa em 21/12/2023 às 09:49:56

Diversas cidades baianas registraram ventos intensos entre terça-feira (19) e quarta-feira (20). Segundo o Inema, os ventos mais fortes foram registrados na localidade de Pé de Serra com rajadas de 71 km/h, seguido por Itaguaçu, com ventos de 70,1 km/h e Euclides da Cunha com 68 km/h.

Em Porto Seguro, o vento causou transtornos à população local. Quedas de árvores, destelhamento de barracas e engarrafamentos foram registrados por moradores.

Segundo Aldirio Almeida, meteorologista do Inema, as rajadas de vento estão diretamente associadas às chuvas. "Quando há uma tempestade numa área formada por várias nuvens, forma-se uma "frente de rajada" onde são formados os ventos mais intensos." afirmou

Na capital, o Inema registrou ventos de até 55,4km/h. O meteorologista da Codesal, Giuliano Nascimento alerta para os riscos: "Há possibilidade de queda de árvores, destelhamentos, além de deslizamentos e alagamentos."

Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de chuvas intensas até sexta-feira (22). Segundo o instituto, a chuva deve ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Fonte: Correio

Comunicar erro
outlet

Comentários