Passadas 30 rodadas da Série B 2023, o Vitória tem 58 pontos conquistados e é o líder com quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado.
O rubro-negro baiano tem 95,2% de probabilidade de acesso, de acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
Em relação ao título da Série B, o Vitória já supera a marca dos 50% e hoje tem 60,9% de probabilidade de ser campeão.
Líder da Série B, o Vitória segue mostrando sua força no Barradão. Com mais de 28 mil torcedores presentes, o time baiano bateu o Tombense por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, pela 30ª rodada da competição. O gol da partida foi anotado pelo meia Matheusinho na etapa final. O resultado amplia a vantagem do time baiano na liderança e aumenta a expectativa da torcida do Leão pelo acesso. O Tombense, por sua vez, está em situação complicada, com sério risco de rebaixamento.
Dos oito jogos restantes do Vitória na Série B, seis são contra rivais diretos na luta pelo acesso: Criciúma (7º), Guarani (4º), Juventude (3º), Vila Nova (8º), Novorizontino (5º) e Sport (2º). No primeiro turno, o Vitória somou dois triunfos e quatro derrotas, um aproveitamento de 33%, bem abaixo do geral na competição: 64%. É importante lembrar que quatro desses seis confrontos foram longe de Salvador.
Foi neste recorte da Série B que o Vitória saiu do G-4 e passou duas rodadas fora da zona de classificação para a Primeira Divisão, entre as rodadas 15 e 16. Neste período, o técnico Léo Condé avaliou a fase ruim como pior momento do clube na Série B.
A recuperação vermelha e preta e retorno para o G-4 só aconteceu na 17ª rodada, quando o Rubro-Negro bateu o Novorizontino, por 2 a 1, em jogo no Barradão.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo foi equilibrado desde o começo, mas nos minutos iniciais as equipes não criaram grandes chances. Aos 17 minutos, o Vitória teve ótima chance para abrir o marcador quando Wagner Leonardo cabeceou em cima do goleiro Felipe. Na sequência, no minuto seguinte, o Tombense respondeu com Kleiton que recebeu livre na área mas finalizou mal. O jogo seguiu bastante parelho no restante da primeira etapa. O atacante Marcelinho criou boas jogadas para time mineiro e o Vitória teve um gol anulado de Iury Castilho em um contra-ataque aos 36 minutos.
SEGUNDO TEMPO
A partida voltou bem disputada no início da etapa final. Aos 10 minutos, Matheuzinho fez jogada individual, avançou com liberdade e bateu com estilo e marcou para o Vitória. Depois do gol, o time baiano teve mais espaços e teve oportunidades para ampliar em bolas aéreas com Léo Gamalho. O Tombense tentava chegar em cruzamentos e nos acréscimos teve um lance perigoso com o atacante Keké, que cabeceou para fora.
Fonte: Globo Esporte