Aquele queijo coalho maroto com melaço, que ninguém resiste em um dia de sol na praia, virou sabor de sorvete em uma sorveteria de Stella Maris e a gente pode provar: "Existe essa tradição de comer o queijinho assado de praia com melaço, por que não transformar ele em sorvete? Na minha receita, eu coloco queijo coalho, creme de leite fresco, leite e fiz um teste e surgiu esse sabor bem inusitado e diferente. Você tem a cremosidade do sorvete com pedacinho de queijo mesclado com o melaço", conta Fábio Alves, sócio da Oxente Gelateria (@oxentegelateria), que gostou tanto dessa coisa de sabor "diferentão" que criou ainda o de manga com manjericão, caldo de cana, queijo brie com doce de leite e nozes, catupiry com geleia de damasco e até o de pudim.
"Na rede social, os clientes ficam bem eufóricos. Às vezes, a pessoa vai e nem gosta. Mas tem muitos que vão e adoram. Cerca de 90% das pessoas chegam e provam, gostam e retornam procurando aquele sabor de novo", complementa Fábio Alves que, além de sorveteiro, é formado em nutrição e gastronomia.
Junto com seu sócio - que também é Fábio, só que com Souza no sobrenome – o sorveteiro viu o negócio crescer nesses seis anos de operação, diante da aceitação dos sabores mais exóticos, que respondem, atualmente, por 25% do ganho. Tanta criatividade na casquinha levou a marca a faturar algo em torno de R$ 50 mil por mês. "No verão, essa média é maior. Os sabores que disparam nas vendas são realmente os de queijo coalho e o de brie, justamente por chamar a atenção, disputando com os tradicionais como morango, açaí e coco verde", ressalta o administrador e sócio da Oxente, Fábio Souza.
Fábio Souza
"Os sabores que disparam nas vendas são realmente os de queijo coalho e o de brie, justamente por chamar a atenção, disputando com os tradicionais como morango, açaí e coco verde"
Cerca de 200 litros de sorvete são produzidos mensalmente pela Oxente, que, inclusive, fornece para açaiterias e hamburguerias da cidade. "Na época que começamos, tínhamos um fornecedor e fazíamos a venda do sorvete na pedra gelada com a mistura de adicionais. As sorveterias ficavam naquela mesmice de sabores, com tudo muito parecido e artificial. Fomos para São Paulo e fizemos um curso de sorvete artesanal. No retorno, começamos a colocar nosso próprio sorvete em prática. Os clientes foram gostando e já nem pediam mais a pedra", relembra o administrador.
Foi aí que os "Fábios" enxergaram que os sabores que saiam do senso comum eram uma boa ideia, como destaca Alves, criador de todas as receitas. "Resolvemos investir nesses sabores diferentes, mais trabalhados, elaborados com mais mesclas e assim vieram as ideias de sabores bem exóticos. A partir do momento que começamos a criá-los, percebemos que tínhamos público para isso. Hoje, em Salvador é muito difícil ver alguém com um sorvete de gorgonzola, brie, manga com manjericão, pitaya com limão-siciliano, maracujá com amora ou maçã verde com kiwi. E aí eu vou fazendo essa brincadeira gostosa, observando sabores que não existem, que ninguém trabalha".
Fabio Alves
"Resolvemos investir nesses sabores diferentes, mais trabalhados, elaborados com mais mesclas e assim vieram as ideias de sabores bem exóticos. A partir do momento que começamos a criá-los, percebemos que tínhamos público para isso."
Cada bola custa R$ 9. Mesmo com os diferentes, há espaço para os tradicionais, como o de chocolate, por exemplo, inclusive na versão 70% cacau. "Existe todo um processo para criar esses sabores. É sorvete feito do zero. Não usamos bases saborizantes industrializadas. Compro a fruta na feira, higienizo, despolpo. O que podemos fazer para tornar o sorvete mais saboroso e saudável - sem corantes, conservantes, gordura hidrogenada ou emulsificantes – a gente faz", garante.
No processo de criação, o nutricionista conta que, inicialmente, tudo é muito intuitivo até a coisa ficar mais séria e se tornar uma receita. "Eu vejo sempre a combinação de sabores e a partir daí vou percebendo o que dá para fazer sorvete. Quando criei o de brie com nozes e doce de leite, a ideia veio da tábua de frios, já que ele é sempre servido com frutas secas. Quando acrescentei o doce de leite, surpreendeu e hoje é um sorvete que não pode faltar no nosso buffet. A gente tem bases, parâmetros para o sorvete sair com qualidade", explica.
E se alguém achou os sabores de queijo coalho e brie inusitados, que tal experimentar o de gorgonzola com goiabada? "O segredo de um bom sorvete é o balanceamento dos ingredientes e a criação da receita. Essa é a combinação perfeita. É um desafio fazer com que as pessoas percebam que uma marca nova, baiana, tem qualidade para conquistar esses clientes. O que nos faz superar isso tudo é o cliente ir à loja, entrar e sair satisfeito, elogiando e retornar trazendo amigos. Essa aceitação é muito gratificante".
Sorvete para pets e novo espaço
Fábio Souza adianta que a marca deve lançar, em breve, o sorvete pet para cachorros e gatos, além de se preparar para a mudança da loja. "Contamos com a consultoria de um veterinário para desenvolver a receita. Ela é feita apenas com fruta e adoçado com frutose. Acredito que logo depois da inauguração da nova loja - que acontece até o início do próximo mês - a gente deve vir com os potinhos do Oxente Pet".
O novo espaço, na verdade, fica bem pertinho do atual, lá mesmo em Stella Maris: "Vamos ter uma vitrine espatulada que vai dar uma apresentação mais bonita ao sorvete, com uma infraestrutura total de mesas na área interna e externa, além da casquinha artesanal também. Além disso, vamos mudar o formato de venda deixando de ofertar opção por quilo e apostar na vitrine de salgados, tortas e doces", assegura Souza.
A Oxente não descarta a possibilidade de, futuramente, se tornar uma franquia. "Só esse ano já tivemos cinco pessoas que nos procuraram com interesse em franquia. Pensamos, sim, em adotar esse sistema lá na frente, a vontade existe". Enquanto isso não acontece, Fábio Alves já está pensando em novas receitas "diferentonas" de sorvete: "Uma delas é a de queijo reino. Eu confesso que ainda não sei com o quê combinaria, mas estou estudando os acompanhamentos para ver o que vai ficar mais gostoso, até pela coloração e sabor bem forte do queijo", completa o sorveteiro.
O SEGREDO DO SORVETE
. Plano É importante ter um plano de negócio bem estruturado e definido, levando em consideração as metas, projeções e questões financeiras.
. Qual é o seu público? Entenda, pesquise sobre o nicho que deseja atingir e identifique quais são os interesses do seu cliente em potencial.
. Qualificação Se tornar empreendedor exige estudo e um estado constante de atualização. Ter o olhar atento para as oportunidades, enxergar o mercado.
. Tenha uma equipe Ninguém cresce sozinho. Não dá para dar conta de tudo. Faz a diferença ter uma equipe que você possa contar e que te ajude a crescer junto com o seu negócio.
QUEM SÃO
Fábio Souza e Fábio Alves são sócios e criadores da Oxente Gelateria, em Stella Maris.