Quem é "O Erótico", banda responsável pelo sucesso "Karolina Vai no Chão"?
Single é sucesso nas festas de São João na Bahia e já foi cantada por Xand Avião, Wesley Safadão e Jonas Esticado
Normalmente, uma banda de pagode baiana fica contando os dias para o carnaval chegar, pois é o momento em que costuma realizar mais shows. Com a banda O Erótico, em 2023, a situação é diferente. "A quantidade de shows aumentou 80% em comparação com o carnaval", disse Maurílio Andrade, mais conhecido como Maumau Erótico, vocalista e compositor da música responsável por todo esse sucesso "fora de época": Karolina Vai no Chão.
Logo no início da letra, as referências ao período junino e a relação com o pagodão são claras. No ritmo de forró, o cantor diz que Karolina "espera o ano inteiro pra chegar no São João, quando chega o mês de junho ascende logo o fogueirão. É o forró com pagode dominando o paredão". No refrão, a referência a música "O Cheiro da Carolina", conhecida na voz de Luís Gonzaga, vem logo em seguida: "Karolina ham, ham, ham. Karolina vai no chão".
O single faz parte de um movimento de músicas virais, que fazem sucesso principalmente em redes sociais como o Tik Tok, e que têm referências ou até regravações mais aceleradas de músicas antigas. A canção "O Cheiro da Carolina", por exemplo, é de 1956 e foi composta por Zé Gonzaga, irmão de Luís Gonzaga, em parceria com Amorim Roxo. "Não escondo que me inspirei em Luiz Gonzaga para fazer essa canção. Quis homenageá-lo com meu trabalho", explicou Maumau.
Natural de Serrinha, o vocalista de 28 anos contou que trabalha com pagode desde os 18. "Meu sonho era ser jogador de futebol, mas a música sempre me chamou. Eu iniciei na percussão, depois fui aprendendo outros instrumentos, comecei como backing vocal e, quando vi, já estava comandando uma banda", diz. O surgimento de O Erótico aconteceu em 2020, durante a pandemia, e reúne integrantes tanto de Serrinha, Feira de Santana e Salvador.
Apesar disso, a banda não tocou nas duas maiores cidades da Bahia durante o Carnaval de Salvador e a Micareta de Feira. "Nossas apresentações foram no interior da Bahia, em cidades menores. Agora já estamos fazendo shows até fora do estado", comemorou.
Agora que O Erótico está com tudo, a apresentação no São João da cidade natal do vocalista, em Serrinha, que seria neste sábado (24), foi suspensa pela Justiça nesta quinta-feira (22). Isso ocorreu após uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público da Bahia (MP) sob o argumento de que a contratação da banda desrespeita previsões contidas na Lei Maria da Penha e na Lei estadual 12.573/2012, conhecida como "antibaixaria", por as músicas do grupo violarem os direitos das mulheres.
"Chamam a atenção as frases que veiculam palavrões direcionados ao sexo feminino e sugerem uso de força contra a mulher sem preocupação com o assentimento desta. A título de exemplo, em certos versos a mulher é xingada de 'filha da puta', 'safada', assim como o eu lírico refere que 'bate, bate, bate', que 'surra, surra, surra' e bate com vontade' em sua parceira", afirmou a juíza Amanda Analgesina Andrade, que determinou também a proibição de nova contratação do grupo musical até decisão judicial definitiva.
No clipe da música Karolina Vai no Chão, lançada com o cantor Jonas Esticado, um trecho "erótico", como diz o nome da banda, chama a atenção: "Tô com fogo na madeira, ela tá com fogo no pepekão". Apesar disso, a música continua fazendo sucesso e já foi cantada por Wesley Safadão e Xand Avião, por exemplo.
"Assim que começou a estourar, surgiu o convite para fazer a parceria com Jonas Esticado. Depois outros cantores também apareceram, mas a gente já tinha dado a palavra a Jonas e o clipe está sendo um sucesso", contou Maumau. Até a noite desta quinta-feira, já eram quase 400 mil visualizações no YouTube em apenas 12 dias. Assista ao clipe:
O projeto São João em todo canto é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Via Bahia e apoio da Larco Petróleo.