Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SÃO JOÃO NA BAHIA

Veja os dez destinos mais disputados para aproveitar as festas juninas na Bahia

Cidades do interior baiano se preparam com comidas típicas, forró e atrações locais e nacionais


Considerada a segunda festa mais importante da Bahia, o São João costuma arrastar a maioria dos baianos para o interior. Embora haja celebração em alguns bairros de Salvador, a grande concentração é mesmo nos mais de 300 municípios que costumam realizar festa junina. Se você está pensando em encarar a estrada, que costuma ficar movimentadíssima nesta época do ano, é bom se preparar com antecedência porque na maioria destes lugares a rede hoteleira não é das maiores - o que leva boa parte dos visitantes a alugar casas para curtir os festejos juninos. Pensando em facilitar sua escolha, elencamos aqui os 10 destinos mais procurados para aproveitar a festa. São eles: Amargosa, Candeias, Cruz das Almas, Ibicuí, Lençóis, Mucugê, Serrinha, Senhor do Bonfim, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Confira:

Amargosa/ @saojoaodeamargosa

A distância é de cerca de 240 km de Salvador até Amargosa, um dos municípios baianos mais tradicionais quando o assunto é festa junina. Por lá, o espaço montado pela prefeitura na Cidade Jardim espera um público de 100 mil pessoas por noite entre os dias 22 e 25 deste mês. A grande concentração é na Praça do Bosque, onde artistas e bandas como Nattanzinho (22/6), Dorgival Dantas e Pablo (23/6), Iguinho e Lulinha (24/6). Mastruz com Leite e Mari Fernandes (25/6), dentre outros, farão com que os festeiros arrastem o pé no salão. Como tem experiência na realização da festa, a cidade costuma estar preparada para receber o visitante. De acordo com a prefeitura, o volume de negócios gerado neste período é R$ 20 milhões. Além dos dois palcos, a festa também conta com praça de alimentação, vila junina, banheiros químicos e policiamento 24h, somando um investimento de cerca de R$ 4 milhões.

Candeias/ @prefcandeias

Município que integra a Região Metropolitana de Salvador, Candeias é um daqueles lugares que dá para fazer o bate e volta para curtir as diversas atrações que se apresentarão pelo Arraiá do Aconchego montado pela prefeitura local. Na grade de atrações estarão nomes como João Gomes e Calcinha Preta (22/6), Bell Marques e Wesley Safadão (23/6) com o seu repertório junino, a dupla Maiara e Maraísa e Leo Santana (24/6) e Bruno e Marrone (25/6). Para quem prefere aquele forró mais romântico, uma das opções é o cantor Flávio José, que também se apresenta no dia 25. Distante apenas 50 km da capital baiana, a festa acontecerá no Centro de Abastecimento da cidade, numa área de cerca de 10 mil m², com amplo estacionamento e contará com um segundo palco para reduzir os intervalos entre cada apresentação. O acesso é gratuito, e os shows começam a partir das 19h.

Cruz das Almas/ @saojoao_de_cruzdasalmas

Foi pela sua famosa Guerra de Espadas, hoje proibida, que o São João de Cruz das Almas ganhou respeito e virou tradição. Este ano, o município, distante 151 km da capital baiana, investe em atrações nacionais e monta uma grande estrutura para misturar os visitantes a moradores locais e, juntos, curtirem a programação principal do festejo que acontece no Circuito Luiz Gonzaga, onde são realizados ainda no mesmo período a Vila Artesã e a Feira da Agricultura Familiar. Já no centro da cidade, o público conta ainda com o Circuito Alternativo Oton Silva, palco de apresentação de bandas locais instalado na Praça Senador Temístocles. De 21 a 25 de junho, passarão pelo município Estakazero (21), Xand Avião e Vitor Fernandes (22), Solange Almeida, Danniel Vieira e Wesley Safadão (23), Limão com Mel, Bruno e Marrone e Bell Marques (24). Na última noite (25), quem se apresenta por lá é Adelmario Coelho, Unha Pintada e João Gomes.

Ibicuí/ @saojoaodeibicui

As bandeirolas ultra coloridas cobrem a principal avenida de Ibicuí, município localizado no sul do estado, a 514 km da capital. A cidade, que nos últimos anos entrou no disputado circuito de destinos de festas juninas, aposta no forró genuíno que acontece na praça principal, onde se apresentarão artistas consagrados como Solange Almeida e Lucy Alves, dentre outras. Quadrilhas, sanfoneiros e forró pé de serra marcam o tradicional São João, que começa no dia 19 e segue até 24 de junho com uma programação gratuita e mais de 30 artistas. Passarão por lá Calcinha Preta, Limão com Mel, Aduílio Mendes, Caninana do Forró, Caviar com Rapadura, Plays, Banda Lordão, Donas do Bar e Sivirina Xique Xique. A prefeitura local não divulgou as datas especificas de cada atração, mas a festa acontece, a partir das 19h, na Praça Regis Pacheco, com entrada gratuita e estacionamento.

Para quem curte uma festa fechada, a dica em Ibicuí é garantir o acesso nos sites de vendas de ingressos para as duas mais concorridas: Brega Light e Ticomia. A primeira, que acontece entre 23 e 24 de junho, celebra 18 anos ao som de Zé Neto & Cristiano, Wesley Safadão, Gusttavo Lima, Diego & Victor Hugo, Donas do Bar, Léo Santana, Parangolé, La Fúria, Jonas Esticado, Lambasaia, Tayrone, Trio da Huanna, Dorgival Dantas e Dennis DJ. Já a segunda vai rolar dias 22 e 23 de junho, com atrações como Flávio José, Saia Rodada, Márcia Fellipe e Mano Walter.

Lençóis/ @visitelencois

Localizado no coração da Chapada Diamantina, o município, distante 427 quilômetros de Salvador, reúne atrativos turísticos naturais e nos últimos anos virou um importante destino junino focado no autêntico forró. Por lá, na praça principal com acesso livre, a programação abre no dia 19 com Adelmário Coelho e Tarcísio do Acordeon. Nos dias seguintes, sobem ao palco Dorgival Dantas e Forrozão do Capitão (20), Flávio José e Banda seu Luiz (21), Estakazero, Marquinhos Café e Dauan Santos (22), Raimundinho do Acordeon, Virgílio e Elison Moura (23) e Elisson Castro, Eloísa Olinto e Bateia de Renda (24). A prefeitura montou uma boa estrutura para receber moradores e visitantes com portais que impedem a entrada de recipientes de vidro e objetos cortantes para garantir a segurança da festa. Com uma boa rede hoteleira e bons restaurantes, Lençóis oferece ao visitante passeios por trilhas e cachoeiras, perfeitos para combater a ressaca.

Mucugê/ @visite.mucuge

É tradição em Mucugê, município histórico da Chapada Diamantina, os moradores capricharem na decoração das fachadas de suas casas e deixarem a porta aberta para vizinhos e visitantes entrarem, comerem, beberem e dançarem forró até arrastar os donos daquela residência para a próxima, sempre acompanhados de um trio de forró. Após cumprirem as visitas, costumam se dirigir ao centro da cidade, onde a prefeitura promove a tradicional festa pública. Este ano, as atrações seguem obedecendo o autêntico forró pé de serra com nomes como Bruninho do Acordeon, Eloisa Olinto, Marquinhos Café, Mestrinho, Encosta Neu e por aí vai. A festa, que acontece entre os dias 22 e 25 de junho, costuma atrair milhares de pessoas ao município, que, além de uma boa rede hoteleira, conta ainda com atrativos como a sua natureza exuberante. Por lá ainda é possível dançar forró agarradinho, curtir um friozinho bom e se aquecer com as comidas típicas nas barracas montadas no centro, com muito quentão, licor, vinho, milho assado, cozido e todas as delícias desta época.

Santo Antônio de Jesus/ @santo.antonio.de.jesus

Há muitos anos Santo Antônio vem se consolidando como grande destino junino. Para este ano, estão confirmadas 40 atrações que se apresentarão entre os dias 21 e 25 de junho, no Espaço São João, no centro da cidade, com entrada franca. A abertura oficial será marcada com a celebração da tradicional Missa Festiva de Santo Antônio (21/06), que contará com o show do cantor Silvio Brito, Zé de Belém e a Orquestra Sanfônica. Nos dias seguintes, a programação conta com apresentações de Nattan e Lucy Alves (22), Tayrone, Zé Neto e Cristiano, Targino Gondim e Del Feliz (23), Bell Marques, Limão com Mel e Danniel Vieira (24) e Mari Fernandez e Adelmário Coelho (25). A cidade, que está a 190 km de Salvador e é considerada um dos maiores centros comerciais do Recôncavo baiano, terá apresentações de artistas locais somando 40 horas de forró, arrocha, piseiro e outros ritmos. A novidade deste ano é Tenda da Diversidade LGBTQIA+ e o Palco Alternativo (Rock, Samba, Hip hop). Estão programados também o Forró das crianças; Forró das Antigas e o Forró da Vila da Agricultura. Tem ainda as festas particulares como o Camarote Xodó, o Forró do SAJão (24) e a Casa de Antônio, de 6 a 23 deste mês, que atrai um público jovem com uma série de eventos.

Serrinha/ @saojoadeserrinhaoficial

O Estádio Municipal Mariano Santana vai abrigar o Arraiá Marianão, de 22 a 25 de junho, em Serrinha, município baiano que fica a 184 km de Salvador. Por lá passarão atrações como Danniel Vieira e Mari Fernandes (22), Tarcísio do Acordeon e Iguinho e Lulinha (23), Solange Almeida e Kart Love (24). Os dois nomes de maior peso fecham a programação no dia 25: a dupla Matheus e Kauan e Zé Vaqueiro. Com entrada gratuita e infraestrutura completa para receber até 50 mil pessoas, a festa começa às 19h e oferece estacionamento, barracas de bebida e comidas típicas, além de atrações alternativas.

Senhor do Bonfim/ @saojoaoembonfim

Entra ano sai ano, Senhor do Bonfim, na região centro-norte da Bahia, a 375 km de Salvador, se mantém com o título de Capital Baiana do Forró. Este ano, a festança, que tem acesso gratuito, vai de 21 a 25 de junho e acontecerá mais uma vez no Espaço Gonzagão e na Praça Nova do Congresso por onde passarão 50 nomes da música como Bruno e Marrone, Cicinho de Assis, Eduardo Costa, Flávio José, João Gomes, Limão com Mel, Maiara & Maraísa, Zé Vaqueiro, Alcymar Monteiro, Flávio José, dentre outros. Com o tema Toda Poesia e Tradição no Maior e Melhor São João, os bonfinenses e turistas terão mais uma grande atração: a volta do tradicional Trem do Forró. Vale ficar ligado também na programação do Circuito Assis do Acordeon (Praça Nova do Congresso), que acontecerá nos dias 23, 24 e 25, iniciando suas atividades às 15h, seguindo até as 21h. É em Senhor do Bonfim também que há 23 anos acontece o Forró do Sfrega, uma festa privada, no estilo open bar, com ingressos disputados que podem ser adquiridos antecipadamente na Ticket Maker, na Bilheteria Digital, no site e na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia. O evento, que tem como atrações Léo Santana, Raí Saia Rodada, Thiago Aquino e Tarcísio do Acordeon, é realizado na Fazenda Sfrega, próximo a sede do município.

Vitória da Conquista/ @pmvconquista

Para quem busca alegria, comidas típicas, forró autêntico e um friozinho quase europeu, Vitória da Conquista é o destino para curtir o São João. O município, localizado no sudoeste do estado, pode ser acessado de carro, ônibus e até avião. Os festejos por lá acontecem entre os dias 20 a 23 de junho e terão como atrações grandes nomes do forró como Falamansa, Santanna, o Cantador, além de Tierry. A abertura será feita por Flávio José e Lara Amélia, que prometem esquentar o público que for aproveitar a festa no Centro Cultural Glauber Rocha que tem entrada livre e estacionamento. Terceira cidade mais importante do estado, Vitória da Conquista possui uma boa infraestrutura hoteleira e conta com bares, restaurantes, shopping e cinema.

O projeto São João em todo canto é uma realização do jornal Correio com patrocínio da Via Bahia e apoio da Larco Petróleo.

Correio da Bahia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!