A manhã desta quinta-feira (8), feriado de Corpus Christi, é de alerta máximo para o volume de chuvas em Salvador. Na comunidade de Bosque Real, periferia da capital baiana, sirenes de evacuação foram acionadas para que moradores em pontos de risco deixem as casas e procurem um abrigo seguro.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há intenso risco de deslizamentos de terra e alagamentos na cidade. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) está de plantão e pode ser acionada gratuitamente pelo número 199.
Nas últimas 72 horas, a capital teve acumulados acima dos 150 mm, e a previsão é de que siga chovendo intensamente em diversos pontos até o sábado (10). O pontos com maiores acumulados foram a região da Suburbana (166,8 mm), CAB (152,1 mm) e Sete de Abril-Bosque Real (151,6mm).
Até a publicação desta reportagem, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) havia sido acionada para 28 ocorrências, sendo 12 de deslizamentos de terra, quatro ameaças de deslizamento, quatro avaliações de imóvel alagado, dois desabamentos parciais e duas infiltrações.
As principais avenidas da capital baiana, como a Luís Viana Filho (Paralela), Mário Leal Ferreira (Bonocô), Antônio Carlos Magalhães, Afrânio Peixoto (Suburbana) e Caminho de Areia têm pontos de alagamento pelo volume de chuva.
O tempo fechado também suspendeu a travessia Salvador-Mar Grande, já que o vento e a chuva deixam o mar agitado na Baía de Todos-os-Santos, prejudicando as condições de navegação segura das embarcações. Ainda não há previsão de retomada.
G1 Bahia