Se para a Volkswagen a aposta das montadoras em combustíveis sintéticos como tábua de salvação para motores a combustão é "delírio coletivo", para a Stellantis, o desenvolvimento desta tecnologia pode ajudar a prorrogar a vida dos carros a combustão — inclusive os mais velhos.
CEO da empresa que detém as marcas Fiat, Jeep, RAM e Citroën, Carlos Tavares confirmou que a Stellantis está em fase final de testes com os chamados eFuels em 28 tipos de motores a combustão diferentes.
A ideia da empresa é ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono de 28 milhões de motores a combustão interna (ICE) fabricados pela Stellantis desde 2014 nos países da Europa.
Segundo Tavares, a intenção da Stellantis não é protelar ou alterar os planos de vender apenas carros 100% elétricos na Europa até 2030, e sim acrescentar mais uma vertente ao projeto de se tornar neutra em emissões de carbono até 2038.
Stellantis aposta em combustível sintético para salvar carros "velhos"
Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 26 de Abril de 2023 às 12h11
Se para a Volkswagen a aposta das montadoras em combustíveis sintéticos como tábua de salvação para motores a combustão é "delírio coletivo", para a Stellantis, o desenvolvimento desta tecnologia pode ajudar a prorrogar a vida dos carros a combustão — inclusive os mais velhos.
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CEO da empresa que detém as marcas Fiat, Jeep, RAM e Citroën, Carlos Tavares confirmou que a Stellantis está em fase final de testes com os chamados eFuels em 28 tipos de motores a combustão diferentes.
A ideia da empresa é ajudar a acelerar o potencial de redução de emissões de carbono de 28 milhões de motores a combustão interna (ICE) fabricados pela Stellantis desde 2014 nos países da Europa.
Segundo Tavares, a intenção da Stellantis não é protelar ou alterar os planos de vender apenas carros 100% elétricos na Europa até 2030, e sim acrescentar mais uma vertente ao projeto de se tornar neutra em emissões de carbono até 2038.
"Ao trabalhar para que os motores da Stellantis sejam compatíveis com eFuels, visamos oferecer aos clientes outra ferramenta na luta contra o aquecimento global que pode ter um impacto quase imediato", justificou o CEO.
Investimento pesado contra emissões
A Stellantis reafirmou o compromisso de investir pesado em tudo que ajude a empresa a cumprir à risca o plano estratégico Dare Forward 2030, reduzindo pela metade as emissões de CO2 até 2030.
Para isso, serão dispostos 30 bilhões de euros (quase R$ 200 bilhões) não apenas na eletrificação e software de desenvolvimento para baterias, mas também a eletrificação total da frota na Europa até 2030 e pelo menos de 50% dos automóveis e caminhões leves nos Estados Unidos até o final da década.
A Voz da Região / Canaltech