Ingestão excessiva de açĂșcar causa 45 efeitos negativos à saĂșde, aponta estudo

AnĂĄlise foi publicada na ultima quarta-feira (6), na revista The BMJ

Por A VOZ DA REGIÃO em 08/04/2023 às 09:48:49
Foto: Butch Dillinger/FOAP/Getty Images

Foto: Butch Dillinger/FOAP/Getty Images

Existem ao menos 45 boas razões para reduzir o consumo de açúcar, segundo um novo estudo. Pesquisas mostraram os efeitos negativos da ingestão excessiva de açúcar na saúde, e recomendaram as pessoas a limitar esse consumo.

Ainda assim, pesquisadores na China e nos Estados Unidos sentiram que, antes de desenvolver políticas detalhadas para restrição de açúcar, a "qualidade das evidĂȘncias existentes precisa ser avaliada de forma abrangente", de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ.

Em uma grande revisão de 73 anĂĄlises, que incluiu mais de 8 mil estudos, o alto consumo de açúcar foi associado a riscos significativamente maiores de 45 resultados negativos para a saúde, incluindo diabetes, gota, obesidade, pressão alta, ataque cardíaco, derrame, câncer, asma, cĂĄrie dentĂĄria, depressão e morte precoce.

Açúcares livres – o tipo de açúcar que os autores focaram – são aqueles adicionados durante o processamento dos alimentos; embalados como açúcar de mesa e outros adoçantes; e ocorrendo naturalmente em xaropes, mel, suco de frutas, sucos de vegetais, purĂȘs, pastas e produtos similares nos quais a estrutura celular do alimento foi quebrada. Esta categoria não inclui açúcares que estão naturalmente em laticínios ou frutas e vegetais estruturalmente inteiros.



Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios