Atividade fĂ­sica pode contribuir para a redução da queda de idosos

Quedas se tornaram a sexta principal causa de morte entre idosos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria

Por A VOZ DA REGIÃO em 25/03/2023 às 09:06:15
Benefícios da prática da atividade física se contrapõem ao processo de envelhecimento Paula Bitta/MS

Benefícios da prática da atividade física se contrapõem ao processo de envelhecimento Paula Bitta/MS

Em idosos, casos de queda são problemas comuns que podem ser graves. A perda de mobilidade causada pelo envelhecimento favorece as quedas, que se tornaram a sexta principal causa de morte entre idosos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria.

Além dos riscos de morte, hĂĄ também impactos significativos para o bem-estar e a qualidade de vida dessa população devido à perda de autonomia. A cada ano, aproximadamente de 30% a 40% dos idosos caem pelo menos uma vez, e as consequĂȘncias negativas extrapolam o aspecto físico, sendo também psíquicas e sociais.

O professor José Carlos Farah, da Universidade de São Paulo (USP), explica que o processo de envelhecimento é associado a perdas importantes para o corpo humano, que estão relacionadas às quedas mais frequentes.

"A osteopenia, que é a perda de massa óssea, deixa o osso enfraquecido, e a perda da massa muscular, como consequĂȘncia, traz a falta do controle do movimento e equilíbrio, a perda cognitiva, que diminui a nossa atenção e percepção e a baixa aptidão física", afirma Farah.



Fonte: A Voz da Região / CNN Brasil

Comunicar erro

ComentĂĄrios