MĂ©dico endoscopista alerta para saĂșde digestiva e os principais cuidados com o intestino
O mĂ©dico endoscopista Victor Galvão participou do Programa Acorda Cidade para tirar dĂșvidas de ouvintes.
Foto: Maylla Nunes/Acorda Cidade
O MĂȘs de Março é conhecido pela cor Azul-Marinho em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro tipo mais comum no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), que estima o surgimento de 41 mil novos casos por ano no país. O câncer colorretal origina-se no intestino grosso, também chamado de colón, e no reto, região final do trato digestivo e anterior ao ânus.
O médico endoscopista Victor Galvão participou do Programa Acorda Cidade para tirar dúvidas de ouvintes e alertar os cuidados contra o câncer. Segundo o especialista, cerca de 90 até 95% dos casos, são curados.
"Este mĂȘs foi escolhido para chamar a atenção e conscientizar a população no combate e prevenção do câncer de intestino, o segundo mais comum no Brasil entre homens e mulheres e o terceiro que mais mata. A incidĂȘncia tem aumentado e tem elevado uma preocupação, porque é um câncer completamente evitĂĄvel, se for diagnosticado inicialmente. Cerca de 90 até 95% dos casos são curados, mas apenas 15% são diagnosticados de forma precoce, então isso é um grande problema de saúde, seja no setor público ou privado", explicou.
procedimentos da retirada de pedras na vesícula.
De acordo com o especialista, é necessĂĄrio que além das pedras, a vesícula também seja retirada, pois caso contrĂĄrio, novos cĂĄlculos poderão ser formados.
"JĂĄ hĂĄ um bom tempo que nós utilizamos a tecnologia da laparoscopia, ou seja, não precisa mais realizar o procedimento de ter que abrir o abdômen do paciente. Para que as pessoas entendam melhor, é necessĂĄrio remover a vesícula pois ela é o foco do problema, é o foco da doença. Os cĂĄlculos se formam nela, então não tem como remover os cĂĄlculos e deixar a vesícula, pois formaria novos cĂĄlculos", explicou.
Fonte: A Voz da Região / Acorda Cidade