O WhatsApp se recusou a enfraquecer a privacidade das mensagens criptografadas e isso pode provocar o banimento do aplicativo nos países do Reino Unido.
- Caso a Lei de Segurança Online seja aprovada, redes sociais podem ser obrigadas a diminuir a proteção de mensagens por criptografia.
- Will Cathcart, chefe do WhatsApp, disse que prefere que o aplicativo seja removido da região caso as autoridades solicitem o enfraquecimento da privacidade do mensageiro. Segundo ele, essa é uma legislação preocupante.
- O Signal, aplicativo de mensagens concorrente do WhatsApp, afirmou que pararia de fornecer serviços nos países do Reino Unido caso a lei exija a remoção das criptografias em mensagens.
Leia mais:
- WhatsApp concorda em ser mais transparente com políticas de privacidade na UE
- Nova política de privacidade do WhatsApp: onde encontrar o documento
- Como descobrir se você foi bloqueado no WhatsApp: 5 maneiras diferentes
É uma coisa notável para se pensar. Não há como mudar isso em apenas uma parte do mundo. Alguns países optaram por bloqueá-lo: essa é a realidade do envio de um produto seguro. Recentemente, fomos bloqueados no Irã, por exemplo. Mas nunca vimos uma democracia liberal fazer isso. A realidade é que nossos usuários em todo o mundo querem segurança. 98% dos nossos usuários estão fora do Reino Unido. Eles não querem que reduzamos a segurança do produto e, simplesmente, seria uma escolha estranha para nós escolher reduzir a segurança do produto de uma forma que afetaria esses 98% dos usuários.