O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, que se tornou membro "imortal" na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2022. A novidade foi anunciada pela Instituição e por Gil nas redes sociais.
A cerimônia de outorga da honraria será realizada às 17h do dia 7 de fevereiro, no Teatro Castro Alves, em Salvador. A concessão do título foi aprovada pelo Conselho Superior (Consup).
De acordo com o Gabinete da Reitoria, todas as unidades do IFBA receberão uma cota de convites que contemplará todos os segmentos da comunidade interna: estudantes, docentes e técnicos administrativos.
"É uma grande honra e uma imensa alegria para toda a comunidade IFBA conferir esse título a esse artista magnífico que é Gilberto Gil. A cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa a este baiano aplaudido e reverenciado mundialmente estará inscrita como um capítulo especial na história da nossa Instituição, da educação e da cultura da Bahia e do Brasil", afirma a reitora do Instituto Federal da Bahia, Luzia Mota.
A expressão honoris causa vem do latim e significa "por causa da honra". O título de doutor honoris causa é diferente daquele recebido pela pessoa que conclui um curso doutorado. A concessão do título honorífico expressa a premissa de que a atuação da personalidade em sua área é tão relevante e honrosa que lhe confere legitimidade para ser considerada doutora.
Trata-se da mais alta honraria concedida por universidades – públicas e privadas - como forma de premiar e reconhecer o empenho de pessoas que se destacam em suas áreas de atuação, independentemente da formação educacional da personalidade homenageada.
A Voz da Região / Bahia Notícias