Tradição: baianos e turistas visitam a Igreja do Bonfim, em Salvador, na última sexta do ano

Desde as primeiras horas do dia, região da Igreja do Bonfim, recebe grande número de fiéis, que acompanham missas.

Por A Voz da Região em 30/12/2022 às 09:56:04
Evento religioso acontece nesta sexta-feira (30) — Foto: TV Bahia

Evento religioso acontece nesta sexta-feira (30) — Foto: TV Bahia

Baianos e turistas subiram a Colina Sagrada, em Salvador, nesta sexta-feira (30), a última do ano, para agradecimentos em relação ao ano que passou e pedidos para 2023.

Desde as primeiras horas do dia, a região da Igreja do Bonfim, recebe um grande número de fiéis, que acompanham as missas.

Desde 5h até às 18h serão realizadas 13 missas. A primeira celebração aconteceu do lado de fora da basílica, que fica na Cidade Baixa.

"A nossa mensagem é de agradecimento a Deus pelo dom da vida, pela saúde, por estarmos vivos e vencendo a pandemia. Aqui no coração de Salvador, na Colina Sagrada, sobe essa súplica de agradecimento a Deus, acompanhada em pedido de paz, como fruto da justiça", disse o reitor da Basílica do Senhor do Bonfim, Padre Edson Menezes.

Confira abaixo os horários:

Sexta da Gratidão - 30/12

  • às 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h

Sexta da Proteção - 6/01

  • às 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 16h e 17h

Operação de trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realiza uma operação especial na região do Bonfim, na Cidade Baixa, nesta sexta-feira (30) e na primeira sexta-feira do ano de 2023 (6 de janeiro).

O esquema tem como objetivo organizar o trânsito no entorno da Basílica do Senhor do Bonfim, já que é é comum o aumento do fluxo de fiéis e turistas para celebrações da última sexta de 2022 e primeira sexta-feira de 2023. As alterações ocorrem das 4h às 21h.

As vias que passarão por mudanças no tráfego são o Largo do Bonfim, a Ladeira do Bonfim e o Largo da Baixa do Bonfim, sendo também proibido o estacionamento de veículos nestes locais, das 4h às 18h.

Também houve a instalação de barreiras móveis, das 4h às 21h, na Avenida Dendezeiros do Bonfim/Rua Imperatriz, Largo da Baixa do Bonfim/Ladeira do Bonfim, Ladeira do Bonfim/Acesso Lateral da Igreja, Largo do Bonfim (parte alta)/Rua Plínio de Lima, Largo da Baixa do Bonfim, Avenida Dendezeiro do Bonfim/Praça Irmã Dulce, Rua Travasso de Fora/Rua Henrique Dias e Largo do Bonfim/Igreja/Baixa do Bonfim/Ladeira do Bonfim.

As instalações de barreiras acontecerão nos mesmos locais em ambos os dias. Quanto à realização das novenas, que acontecem no Largo do Bonfim entre a quinta-feira (5) e 14 de janeiro, será realizado um controle do tráfego de veículos das 19h até às 22h.




Fonte: A Voz da Região / g1.globo.com

Comunicar erro

Comentários