Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 28, a autorização para o uso da Força Nacional em Brasília, apoiando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de 27 de dezembro até 2 de janeiro do ano que vem, visando aumentar a segurança no período da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) após os recentes episódios de violência urbana cometidos por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).
A autorização foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Justiça, Antonio Ramirez Lorenzo. A utilização da Força Nacional nesse contexto ganhou o nome de "Operação Posse Presidencial 2023".
"A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública", versa a publicação.
A segurança do presidente eleito tem sido pauta de caráter urgente em diversas reuniões entre autoridades e as forças de segurança em Brasília nas últimas semanas. Especula-se inclusive, que haja a possibilidade de que Lula desfile em carro blindado para evitar possíveis riscos, uma ideia que não é bem vista pela cúpula do PT e que só será definida na véspera do dia 1º.
A Voz da Região / atarde.com.br