Falamos muito sobre inclusão na teoria. Mas, na prática, não é bem isso que acontece. Ademais, a inclusão é uma variante dos Direitos Humanos, que são direitos básicos à vida para todos os seres humanos. Apesar disso, o desconhecimento favorece a exclusão de pessoas com síndrome de Down em ambientes escolares, de trabalho e até mesmo familiares. Nesse sentido, a salz Clínica preparou um artigo para que possamos conhecê-los de forma mais profunda, confira!
Saiba 7 curiosidades de pessoas com síndrome de down
1- Síndrome de Down não é considerado doença
Síndrome de Down ou Trissomia do cromossomo 21 não é uma doença. É uma alteração genética durante a divisão embrionária. No momento da divisão celular, ocorreu uma alteração. Ou seja, ao invés de haver duas cópias no par do cromossomo 21, possuem três. Se você fala o contrário, está equivocado.
2- Pessoas com síndrome de Down possuem dificuldade intelectual
Além das características fenotípicas como rosto arrendados e olhos oblíquos, a grande maioria enfrenta um comprometimento intelectual que interfere em habilidades básicas e autogestão.
3- Habilidades de linguagem limitadas
As pessoas com síndrome de Down tendem a ter dificuldades em articular frases que estão no seu cognitivo. A oralidade dessas pessoas também são comprometidas. Para amenizar esses problemas, o indicado é que desde da infância, as crianças realizem tratamentos com fonoaudiólogos.
4- Dificuldades no processo auditivo
Além dos outros comprometimentos já citados, também sofrem o distúrbio do processamento auditivo, que é ocasionada pela dificuldade intelectual. Eles possuem complexidade em associação e interpretação das frases ouvidas.
5- Tempo de aprendizado demorado
Outro fato sobre as pessoas que possuem a síndrome de Down: elas têm um tempo de aprendizado mais lento se comparado às outras. Principalmente na infância, essa dificuldade é bastante percebida nas escolas durante o processo de alfabetização.
6- Pessoas com síndrome de Down não são todos iguais
Apesar de todos possuírem a mesma síndrome, todas as pessoas são diferentes. Tanto em características genéticas únicas quanto em traços de personalidade.
7- Não as trate como incapazes e coitadinhas
Muitas pessoas acham que as pessoas com síndrome de Down são coitadinhas e incapazes pelo fato de compararem essa alteração genética com deficiência. Pelo contrário, essas pessoas podem sim ser felizes, estudarem, aprenderem coisas novas e se divertirem!
salz Clínica: referência para o tratamento de síndrome de Down!
Torne o mundo um ambiente mais inclusive a aprenda a lidar as pessoas com síndrome de Down! A salz Clínica é uma clínica de psicologia e especialidades que conta com profissionais especializados no método ABA. Além disso, somos referenciais para diversos tratamentos. Estamos há mais de 17 anos cuidando das pessoas com amor e zelo. Temos uma Clínica de psicologia em Mogi das Cruzes e ainda psicólogos em Suzano e em Arujá. Entre em contato conosco e nos faça uma visita!
A Voz da Região / salzclinica.com.br