Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

CUIDADOS COM A SAÚDE

INFECÇÃO URINÁRIA: ENTENDA O QUE É E QUAIS OS PRINCIPAIS SINTOMAS

Infecção urinária é causada por bactéria e é muito comum, sendo relatados mais de 2 milhões de casos todos os anos no Brasil. Normalmente acomete mais frequentemente mulheres, afetando com frequência a bexiga ou a uretra. Em casos mais graves, não é raro o comprometimento dos rins. A condição requer um diagnóstico médico para guiar o melhor tratamento a ser seguido.


O QUE É INFECÇÃO URINÃRIA?

A infecção de urina é a condição caracterizada pela presença de microrganismos patogênicos, normalmente bactérias, que possam causar um quadro infeccioso em qualquer parte do sistema urinário.

TIPOS DE INFECÇÕES DO TRATO URINÃRIO

Há dois tipos de infecção urinária:

O fator anatômico favorece ao maior número de casos em mulheres do que em homens pelo menor tamanho da uretra em mulheres, o que facilita a entrada de bactérias no trato urinário feminino. Outro fator importante é a higiene, pela proximidade do ânus com a entrada do trato urinário.



Medidas adequadas de higiene devem sempre ser orientadas em uma consulta médica. Portanto, segurar a urina por muito tempo, beber pouca água e não ter os cuidados necessários com a higiene íntima são fatores que podem ajudar no desenvolvimento da infecção. Veja abaixo outros aspectos que podem incentivar o surgimento da doença:

SINTOMAS DE INFECÇÃO DE URINA

Os principais sintomas que podem indicar infecção urinária são:

Quando a doença está em um estágio mais avançado, sintomas como: odor desagradável, esvaziamento incompleto da bexiga, constipação, dor lombar, sangue na urina, febre e sensação geral de mal estar, também podem ocorrer.

COMO É A DOR DE INFECÇÃO URINÃRIA?

A princípio se inicia com quadro de ardência ao urinar que piora progressivamente e dura por toda a micção. Se não diagnosticada e tratada, este quadro inicial, chamado de cistite, pode evoluir pela ascensão das bactérias pelo trato urinário até chegar aos rins.

Nesta fase, a dor passa a ser em região lombar direita ou esquerda, dependendo do rim que está sendo acometido, ou mesmo dos dois lados. Essa dor se torna um tipo cólica de forte intensidade e que não cede facilmente. Quando isso acontece, pode estar se iniciando um quadro agudo de pielonefrite que merece atenção especial e imediata.

QUAL EXAME IDENTIFICA A INFECÇÃO URINÃRIA?

A cultura de urina é o exame solicitado para identificar a infecção.

Esta é uma coleta realizada somente no laboratório, com exceção dos clientes da coleta domiciliar. Para realizá-lo é solicitado um preparo geral que consiste em não utilizar cremes, talcos, pomadas e duchas vaginais nas 24 horas antes do exame.

EXAME DE URINA (BACTÉRIAS)

Trata-se de uma coleta de urina responsável por identificar se há bactérias presentes.

Além de diagnosticar a condição, o exame também é responsável por identificar qual é a bactéria causadora, auxiliando no melhor tratamento a ser feito.

A INFECÇÃO URINÃRIA É TRANSMISSÍVEL?

Geralmente não é uma condição transmissível, salvo exceções dos casos que estão relacionados com uma IST, onde a transmissão pode ocorrer.

TRATAMENTO PARA INFECÇÃO URINÃRIA

O exame de urocultura é responsável por identificar as bactérias patogênicas. Com isso, o médico identifica qual o tipo de antibiótico é o ideal para matar essa bactéria, definindo o melhor tratamento a ser seguido.

A Voz da Região / delboniauriemo.com.b

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!