(Fonte: Pexels)
É cientificamente comprovado que a boa qualidade do sono ajuda o corpo e a mente a relaxarem. Na via contrária, é fácil identificar que uma má noite de sono pode elevar e muito os níveis de estresse.
Quem consegue manter uma rotina saudável de descanso também auxilia sua mente a organizar tudo que aconteceu consigo durante o dia. Pode ser importante para ajudar a encontrar soluções para problemas do dia a dia, sejam profissionais, educacionais ou pessoais.
(Fonte: Pexels)
Manter uma rotina de exercícios seria indicado mesmo que você não estivesse vivendo sob as agruras de ser um universitário. E não há necessidade de frequentar uma academia ou mesmo fazer treinos exaustivos. Se na sua instituição houver espaço para exercícios, tente chegar mais cedo para uma prática esportiva.
O fundamental é criar o hábito de se exercitar, de modo a liberar substâncias em seu corpo que lhe darão conforto e relaxamento, sem contar os benefícios para a saúde física e mental. Pode ser uma caminhada curta, ou uma pedalada no seu bairro.
(Fonte: Pexels)
Ter uma alimentação equilibrada e saudável é importante, em especial em momentos de estresse. Existem alimentos que vão fornecer a energia necessária, além de limpar seu organismo de substâncias que ele não precise. Pesquisas recentes também comprovaram que a má alimentação aumenta o estresse, deixando o corpo e a mente mais suscetíveis à fadiga.
Então, se você faz alguma refeição na universidade, opte pelo lugar que oferecer comidas menos gordurosas. Caso haja algum restaurante, dê preferência a alimentos naturais. E, de preferência, evite comer com pressa.
(Fonte: Pexels)
"Só trabalho sem diversão faz do Jack um bobão". A frase de O Iluminado cai como uma luva neste item da lista. Desenvolver interações sociais é importante para a saúde mental, ajuda a desenvolver habilidades e desocupa a mente, dando fôlego para enfrentar dias estressantes.
Criar uma rotina de sair com amigos da faculdade também ajuda na relação, permitindo que eventuais problemas possam ser sanados fora do ambiente acadêmico. A questão é encontrar equilíbrio e, se possível, evitar cabular aula.
(Fonte: Pexels)
As universidades costumam ser espaços repletos de estudantes, o que torna a missão de encontrar um local em que você possa ficar sozinho e em silêncio mais difícil. No entanto, toda instituição de ensino possui um espaço em que você consegue desligar das atividades acadêmicas e se concentrar apenas no silêncio, no ócio ou no som da sua própria voz.
Uma dica excelente são as bibliotecas, espaços em que o silêncio não é somente prezado, mas exigido. Encontre o canto mais isolado e respire fundo. Só não pode se esquecer de retornar para a sala de aula.
(Fonte: Pexels)
Algumas universidades oferecem a seus alunos centros de aconselhamento, em que os estudantes podem conversar com especialistas que irão ajudá-los a enfrentar os momentos de grande estresse.
Na ausência de profissionais assim, não se esqueça que seus professores e os gestores do curso também são profissionais habilitados a guiá-lo durante a jornada acadêmica. Não pense que algum assunto seja pequeno que não mereça atenção. Afinal de contas, estamos falando sobre sua formação.
Fonte: A Voz da Região / Mega Furioso